Investimento

É possível um emprego no mercado financeiro? Conheça profissões como analista financeiro, gestor de fundo entre outros

Recife, 5 de setembro, por Guilherme Lopes — Quando se trata de ganhar dinheiro no mercado financeiro, a primeira coisa que vem a mente é investir. Porém, existem muitas outras formas de ganhar dinheiro nesse meio. Por isso, se você deseja começar a ganhar dinheiro no mercado financeiro, saiba que esta no lugar certo. Pois, hoje te mostraremos que existem infinitas formas de ganhar dinheiro nesse mundo.

Por isso, não deixe de anotar cada profissão apresentada nesse artigo do DIÁRIO SUPERPIX, onde você aprenderá investir, não é a única maneira de ganhar dinheiro no mundo dos investimentos. Afinal, quem sabe uma das profissões apresentadas nessa matéria não te disperda algum interesse. Pode ser que no decorrer dessa matéria você encontre uma nova carreira profissional que combine perfeitamente com a sua personalidade e com as suas habilidades.

O que é o mercado financeiro?

Em primeiro lugar, precisamos entender como exatamente funciona o mercado financeiro, de uma maneira bem resumida. Esse mercado consiste basicamente em todo o universo dos investimentos, ou seja, tudo que diz respeito a investimentos representa uma parte do mercado financeiro. Esse mercado é extremamente denso, existem muitos tipos de investimentos, e cada aplicação possui características marcantes.

Como por exemplo os investimentos de renda fixa e os investimentos de renda variável, cada categoria citada possui características que as tornam indicadas ou não para certos tipos de investidores. Por exemplo, os investimentos da categoria renda fixa são mais indicados para investidores conservadores. Porém essas aplicações não são tão rentáveis. Já a renda variável é uma categoria de investimentos mais indicada para investidores agressivos e moderados, pois são mais arriscadas. Porém em compensação são bem mais rentáveis que a renda fixa.

Como conseguir emprego no mercado financeiro? Conheça profissões promissoras. Fonte: Pixabay
Como conseguir emprego no mercado financeiro? Conheça profissões promissoras. Fonte: Pixabay

Analista financeiro

A primeira profissão nessa lista é a de analista financeiro, basicamente esse profissional é responsável por realizar analises da lucratividade, risco e muitos outros fatores presentes nas aplicações do mercado financeiro. Ou seja, um analista precisa ser capaz de estudar o mundo dos investimentos e ler cada informação a respeito das aplicações com clareza. Também é muito importante que esse profissional esteja em constante estado de aprendizado e que seja bom em cálculos.

Gestor de fundo

A segunda profissão é a de gestor de fundos, de maneira bem resumida um gestor de fundos tem como função selecionar os melhores investimentos para compor um fundo de investimentos. Ou seja, esse é o profissional responsável pelas operações de compra e venda de ativos no mercado financeiro.

Analista de sell-side

Por fim, temos a profissão de analista de sell-side, basicamente esse profissional possui uma função bem similar a profissão de analista financeiro. A diferença é que no caso do analista de sell-side o profissional tem como função analisar a situação de setores de empresas ou da situação financeira de países. A demanda do serviço desses profissionais é imensa, pois muitos bancos, corretoras e empresas utilizam os relatórios desses profissionais para tomar grandes decisões no mercado financeiro.

Vale a pena trabalhar no mercado financeiro?

Mas afinal, será que vale mesmo a pena trabalhar no mercado financeiro? Isso depende muito das suas habilidades e personalidades. Esse meio é muito volátil e extremamente competitivo, além de passar por constantes mudanças. Então, se você busca estabilidade, trabalhar no mercado financeiro não é algo muito indicado para você.

Guilherme Lopes

Guilherme Emanoel Lopes da Silva, redator freelancer com experiência escrevendo artigos a respeito de finanças, com foco no tema de empreendimentos e investimentos. Tenho como principal objetivo introduzir de maneira simples e dinâmica a educação financeira no dia a dia de pessoas que nunca estudaram sobre isso antes, e procuram uma forma de começar a estudar sobre finanças, busco atingir principalmente adolescentes que buscam um meio de entrar no mercado de trabalho e se preparar para o futuro, porém não sabem por onde começar.
Botão Voltar ao topo