Agro

Sarna em cachorro nunca mais! Aprenda a tratar com essas soluções caseiras

Dar alívio para seu cãozinho também é uma demonstração de amor

Belo Horizonte, 06 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Sarnas são problemas de saúde muito preocupantes, uma vez que podem deixar seu animalzinho bastante infeliz. Isso porque, não só causa coceira intensa, mas também pode levar a infecções cutâneas secundárias e outros problemas. Assim, você já se perguntou como tratar sarna em cachorro?

Na verdade, caso o problema não seja resolvido prontamente, o animal acabará sofrendo com os artrópodes que causam a coceira intensa. Felizmente, existem vários tratamentos para sarna disponíveis que podem ser preparados em casa. Eles ajudarão seu pet a se sentir melhor, bem como a aliviar os sintomas. Entretanto, não se esqueça de visitar o veterinário caso a sarna seja recorrente e em grandes partes do corpo do animal. Assim, evitará maiores transtornos e deixará seu cão feliz.

Sintomas da sarna

Sarna em cachorro nunca mais! Aprenda a tratar com essas soluções caseiras
Sarna em cachorro nunca mais! Aprenda a tratar com essas soluções caseiras – Adobe Stock

Tanto a sarna sarcóptica quanto a demodécica geralmente apresentam sintomas semelhantes. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Perda de pelo;
  • Pele vermelha e irritada;
  • Pele escamosa ou com crostas.

As infestações por ácaros sarcóticos costumam causar coceira intensa também, embora isso não seja comum com infestações por ácaros demodécticos. Os ácaros geralmente preferem se alimentar em áreas do corpo do seu cão que tenham relativamente poucos pelos, como axilas e abdômen.

Como tratar sarna em cachorro com remédios caseiros

Tem como tratar sarna em cachorro em casa, com produtos naturais. Entretanto, ressaltamos que nada substitui uma visita ao veterinário. O profissional poderá avaliar melhor as condições do pet e indicar um tratamento realmente eficaz.

  • Azeite – Para usá-lo no pet, basta aplicar uma fina camada nas áreas afetadas. O azeite sufocará os ácaros presentes, assim como também ajudará a hidratar a pele do animal, acalmando a coceira;
  • Aloe Vera – Alguns tutores simplesmente adoram usar aloe vera, pois assim, têm como tratar sarna em cachorro. O extrato da planta ajuda a acalmar a pele, reduzindo a coceira, bem como a irritação que os ácaros da sarna causam. Além disso, a aloe vera possui algumas qualidades antibacterianas leves, que podem auxiliar na prevenção do aparecimento de infecções. Entretanto, ao usar esse ingrediente topicamente nas áreas afetadas, será preciso usar um colar a fim de evitar que o animal lamba o produto, já que ele é tóxico;
  • Iogurte – O iogurte é outro remédio caseiro popular para sarna. Sua eficácia se dá por conta dos probióticos, pois ele sufoca a maioria dos ácaros da pele do seu pet. Provavelmente, ajuda também a hidratar um pouco;
  • Limão – Várias misturas de suco de limão e água às vezes são recomendadas para ter como tratar sarna em cachorro. Geralmente, são aplicadas topicamente na área afetada, uma vez que a acidez da mistura resultante matará os ácaros que vivem na pele do animal, eliminando também bactérias e fungos presentes por causa das propriedades antissépticas.

Não se preocupe quando esse mal atingir seu pet! Tem como tratar sarna em cachorro com ingredientes simples, que provavelmente você já terá em casa. Apenas se certifique de manter a saúde e o bem-estar do pet. E como o Diário SP já recomendou: esteja pronto para visitar o veterinário se as dicas não funcionarem como o esperado.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo