Notícias

Em Minas, Lula tem 45% contra 40% de Bolsonaro para o segundo turno das eleições

São José dos Campos-SP, 27 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria Jair Bolsonaro (PL) considerando apenas os eleitores de Minas Gerais, com 45% dos votos, contra 40% do atual presidente. Os dados consideram o segundo turno das eleições presidenciais e foram colhidos por pesquisa da Quaest.

Além disso, outros 8% não sabem ou não responderam ao levantamento da Quaest. Já outros 7% dos mineiros disseram que vão anular ou votar em branco nas eleições presidenciais.

Segundo o instituto, a margem de erros é de dois pontos percentuais para mais e para menos. Então, a vantagem de Lula sobre Bolsonaro em Minas Gerais está acima da margem de erros e o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Minas é importante para as eleições

Agora, tanto Bolsonaro, atual presidente que tanta a reeleição, quanto Lula, que tenta voltar ao cargo após 12 anos, estão de olho nos eleitores de Minas Gerais. Isso porque o estado é considerado um dos mais estratégicos para a vitória no segundo turno.

Assim, a votação vai acontecer no próximo domingo, dia 29 de outubro, entre as 8h e 17h. No primeiro turno, a votação aconteceu no dia 2 de outubro.

Em Minas, Lula tem 45% contra 40% de Bolsonaro para o segundo turno das eleições. Foto: Canva
Em Minas, Lula tem 45% contra 40% de Bolsonaro para o segundo turno das eleições. Foto: Canva

Enquanto isso, considerando apenas os votos válidos, onde se exclui brancos e nulos, Lula teria 53% em Minas Gerais, contra 47% de Bolsonaro. Assim, também ficaria acima da margem de erros da pesquisa para as eleições visando a presidência da República.

Bolsonaro vence as eleições em Belo Horizonte

Embora Lula vença Bolsonaro no estado de Minas Gerais, na capital Belo Horizonte o atual presidente está na frente, embora dentro da margem de erros. Isso porque Bolsonaro tem 43% contra 40% do petista em um segundo turno das eleições para presidente da República.

Além disso, considerando apenas as cidades da região metropolitana de Belo Horizonte, há um empate entre os dois candidatos, com 42% para cada um deles. Mas, considerando as cidades do interior, Lula venceria com 45% das intenções de votos contra 39% de Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais.

Além disso, a Quaest entrevistou 2.200 eleitores de forma presenciais, todos acima dos 16 anos. A pesquisa sobre as eleições aconteceu entre os dias 24 e 26 de outubro, na residência de cada eleitor.

Colégio eleitoral mineiro

Atualmente, Minas Gerais tem 15,8 milhões de eleitores aptos a votar no pleito de domingo. Desta maneira, o estado é o segundo maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo, que tem 33,1 milhões de eleitores.

Por fim, quem ganhar as eleições vai assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2023, ficando quatro anos no cargo. Caso não esteja no segundo mandato, poderá ter a chance de tentar a reeleição em 2026.

 

 

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo