Dinheiro

Open Finance: é interessante compartilhar os seus dados? Veja agora a análise profissional

Goiânia – Go, 26 de setembro de 2022, por Mário Lobo – Você provavelmente já ouviu falar do Open Finance. Como não saber se os bancos vivem mandando mensagens pedindo o compartilhamento dos dados dos clientes dentro desse sistema? Mas diante disso, muita gente se questiona se de fato vale a pena fazer isso.

Trata-se de uma dúvida normal, pois, no geral, os clientes não esperam algo bom vindo dos bancos. Quando surge algo, logo imaginamos que seja uma jogada das instituições financeiras para ganhar nosso suado dinheiro. Então, ao oferecer uma série de vantagens com o compartilhamento dos dados no Open Finance os bancos estão sendo honestos? Ou estão criando uma armadilha para o cliente? Veja o que a equipe do Diário Superpix apurou para você!

Qual interesse o cliente pode ter no Open Finance?

De acordo com uma publicação feita pela redação do portal UOL, em maio de 2022, há 2 grandes exemplos de como o Open Finance pode beneficiar os clientes das instituições financeiras.

Publicação do portal economia.uol.com.br falando sobre o Open Finance - Imagem do portal UOL
Publicação do portal economia.uol.com.br falando sobre o Open Finance – Imagem do portal UOL

Os dados indicados pela reportagem foram retirados de uma palestra de Marcos Alexandre Pina Cavagnoli, executivo do Banco Itaú. O primeiro deles será a possibilidade de ter acesso aos seus dados financeiros (como extratos bancários e outros) no aplicativo de qualquer instituição financeira.

O outro benefício é ter ofertas de crédito personalizadas para o seu perfil. Isso será possível porque o Open Finance reunirá informações de toda a vida financeira do indivíduo e as disponibilizará num sistema integrado.

O que as instituições bancárias têm a ganhar?

O benefício que as instituições bancárias buscam com o Open Finance é o retorno econômico. E isso elas conseguem por meio da venda de produtos e serviços ao cliente. Isto é, o que o banco quer é o acesso aos seus dados para saber exatamente o que lhe oferecer.

Por exemplo: você quer comprar um imóvel e faz uma simulação no aplicativo do banco X. Este lhe ofereceu uma taxa de juro de 8%. O banco Y toma conhecimento dessa simulação e decide lhe apresentar uma proposta de empréstimo para compra de imóvel com taxa de juro de 7,5%. Como isso foi possível? Com o compartilhamento de dados feito no sistema. Esse é o benefício para a instituição, que ganhará podendo lhe oferecer produtos e serviços mais vantajosos que a concorrência.

Vale a pena fazer o compartilhamento dos dados?

De modo geral é interessante fazer o compartilhamento de dados. No entanto, cada caso é um caso e pode ser que você esteja numa situação que não será interessante fazê-lo. Isso porque podem haver situações em que compartilhar os dados não é uma boa ideia. Mas em tese o compartilhamento é ideal para que você tenha acesso a mais linhas de crédito que convirjam com seus reais interesses.

E é isso. O Open Finance é um sistema que pode facilitar o acesso ao crédito que você esteja realmente precisando. E compartilhar os dados, em termos gerais, é uma boa opção. Se quiser mais sobre temas financeiros, leia outros posts do nosso blog. Nós sempre teremos informações importantes para você.

Mario Lobo

Olá! Meu nome é Mário Lobo. Sou professor de profissão e profundamente apaixonado pela escrita. Desde pequeno sempre nutri o sonho de poder falar às pessoas por meio da redação. Por isso decidi dedicar parte do meu tempo para a redação para a web. Nesse espaço quero compartilhar com você notícias relevantes sobre finanças, seus direitos e muito mais. Deixe seus comentários e sugestões para colaborar com o meu serviço.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo