Direitos

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil está suspenso até o dia 14 de novembro; entenda os motivos

São José do Rio Preto, 07 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – O Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil está temporariamente suspenso desde o dia 1 deste mês. A previsão é de que as operações sejam retomadas após o dia 14 de novembro. Segundo a Caixa Econômica, quem precisar desse tipo de empréstimo terá que aguardar esse prazo.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes dessa notícia que pode prejudicar muita gente. Sobretudo aqueles que contavam com essa forma de crédito para resolver alguma pendência financeira neste momento. Afinal, em tempos de dinheiro curto, qualquer opção pode ser a salvação da lavoura e é sempre bem-vinda.

Qual o motivo da suspensão do Empréstimo Consignado?

Ainda de acordo com a Caixa Econômica Federal, a suspensão do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil será apenas por um período. A justificativa da instituição para a paralisação é o processamento da folha de pagamentos do benefício. A princípio, parece que o sistema atual não pode realizar as duas operações ao mesmo tempo.

Contudo, é uma situação um pouco difícil de entender, já que o Brasil é referência em sistemas integrados. O processamento da folha de pagamentos do benefício é de responsabilidade da Caixa Econômica em conjunto com a Dataprev e o Ministério da Cidadania. Conforme destacado no artigo publicado no Portal Jovem Pan, no dia 04 de novembro desse ano.

Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil está suspenso até o dia 14 de novembro; entenda os motivos - Reprodução Jovem Pan
Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil está suspenso até o dia 14 de novembro; entenda os motivos – Reprodução Jovem Pan

Qual o prazo para normalização do Empréstimo Consignado?

Os valores do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil estarão disponíveis somente a partir das 7h do próximo dia 14. Somente após esse prazo é que a linha de crédito estará novamente disponível. Apesar disso, é bom lembrar que a Caixa Econômica não é a única instituição financeira habilitada a oferecer esse crédito.

De acordo com o Ministério da Cidadania, existem outras 14 instituições financeiras aptas a realizar essa operação. Porém, nem todas elas iniciaram essa oferta, o que tornou a Caixa líder de mercado nesse momento. Os empréstimos do Auxílio Brasil possuem uma taxa anual de juros de 3,45% e parcelas que podem comprometer até 40% do benefício mensal.

Empréstimo Consignado é alvo de muitas críticas da sociedade

O Empréstimo Consignado tem sido alvo de críticas por diferentes setores da sociedade, provocando interrupções no serviço. Durante o mês de outubro passado, a Caixa bloqueou as operações entre os dias 21 e 24. Alegando na ocasião que o motivo era uma manutenção preventiva em seu sistema.

Em seguida, o Tribunal de Contas da União (TCU) congelou a liberação de novos empréstimos por 24 horas. E também obrigou o banco federal a ampliar o prazo de análise de crédito de 24 horas para cinco dias úteis. Enfim, é mais uma opção de crédito que deve ser utilizada com muita responsabilidade, como qualquer outra.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo