Agro

Desvendando o mito: descubra se a melancia quente faz mal para a saúde!

Saiba se, na realidade, a fruta tem alguma restrição de consumo

Belo Horizonte, 03 de maio de 2023 por Andréia Eliza de Souza – Por acaso você já ouviu falar que melancia quente faz mal? Algumas pessoas até usam a expressão “tipo melancia quente”, querendo dizer que algo está pronto para fazer mal. Mas, será que é verdade? Será mesmo que a fruta, se consumida na temperatura ambiente/quente pode nos causar algum incômodo? Pois, desvendaremos esse e outros mistérios do prato preferido da Magali, da Turma da Mônica.

Isso porque vale a pena saber mais sobre a fruta que é considerada a mais completa para o nosso organismo, uma vez que é rica em minerais e vitaminas. Além disso, contribui para gerar energia no corpo, hidratar, bem como aumentar a imunidade. Sem contar que é capaz de atuar na prevenção de muitas doenças, por exemplo, infecção urinária, diabetes e algumas formas de câncer. Vamos conhecer mais a respeito continuando a leitura da matéria abaixo?

Crenças a respeito da melancia

Melancia quente faz mal? Conheça algumas crenças que envolvem essa fruta rica em minerais
Melancia quente faz mal? Conheça algumas crenças que envolvem essa fruta rica em minerais – Adobe Stock

Profissionais especializados em dietética e nutrição já desmistificaram várias crenças antigas que se propagaram ao longo do tempo relacionadas a essa fruta. Dessa forma, o Diário SP te mostrará alguns dos mitos mais populares que perduram até hoje quando o assunto é a melancia.

  • Melancia faz engordar? Mito! – Pelo contrário, ela ajuda no emagrecimento, pois tem teor baixo de gordura, calorias e colesterol e calorias. Mas, melhor ainda, tem uma boa fonte de fibras, o que sacia por mais tempo e melhora a regulação do intestino;
  • Diabéticos não podem consumir melancia? Mito! – Muitas pessoas perguntam se melancia quente faz mal, ainda mais para quem tem diabetes. Mas, portadores dessa doença podem, sim, consumi-la. Entretanto, é preciso prestar atenção na quantidade para não ter picos do açúcar na corrente sanguínea, o que leva à hiperglicemia;
  • Melancia faz bem para ossos? Verdade! – A fruta é rica em cálcio, assim, ajuda na manutenção, bem como no fortalecimento de todos os ossos do corpo. Além do mais, a melancia contém licopeno, que estimula as formações dos ossos, evitando a degradação e osteoporose;
  • A melancia exerce alguma influência sobre a visão? Verdade! – Ela ajuda a proteger os olhos, o que evita doenças, tais como degeneração macular e catarata, pois contém substâncias oxidantes do tipo vitamina A, betacaroteno, zeaxantina e luteína;
  • Comer melancia à noite dá indigestão? Mito! – Diversas pessoas acham que faz mal consumir melancia a noite. No entanto, não há nenhuma comprovação científica que comprove os malefícios relacionados com o horário noturno.
A melancia é extremamente nutritiva
A melancia é extremamente nutritiva – Adobe Stock

Afinal, comer melancia quente faz mal?

Esse também é um dos mitos que cercam os alimentos. Vários nutricionistas já confirmaram que a melancia, como outras frutas, pode acabar derretendo ou amadurecendo mais rápido caso fique exposta por muito tempo ao sol. Contudo, isso não representa um perigo em si para o organismo.

Em suma: comer melancia quente faz mal? Não! Nenhuma fruta, se consumida quente, faz mal. O único problema, ainda mais com a onda de calor que assola o país, é a fruta não ser tão refrescante quanto deveria. Ficando atento ao amadurecimento, quanto mais se consumir essa delícia, mais benefícios serão colocados dentro do seu corpo! Cuide-se!

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo