Dinheiro

Consórcio: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade

São José dos Campos-SP, 25 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O consórcio é uma modalidade de compra coletiva onde, basicamente, as pessoas pagam, ao mesmo tempo, por um bem, que é sorteado mensalmente. Neste caso, todos vão adquirir, antes ou depois aquele patrimônio.

Desta maneira, o consórcio vale para carros, casas, motocicletas e até mesmo material de construção. Além disso, ser der o chamado ‘lance’, poderá receber o produto antes, desde que tenha um determinado valor em mãos.

No entanto, muitos ainda se perguntam se vale a pena ou não comprar algo por consórcio. Mas, a resposta depende muito do contexto e o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Consórcio é um bem a longo prazo

Agora, se alguém tem pressa para conquistar um determinado bem, o consórcio pode não ser uma boa alternativa. Afinal de contas, só vai ter acesso ao bem após pagar a última parcela, ou, se der um lance antecipando essas parcelas.

Por exemplo, se comprar um consórcio de casa, em 180 vezes, terá o imóvel daqui a 15 anos. Mas, como dito acima, se der um lance maior durante o consórcio, poderá levar antes. Neste caso do imóvel, o consorciado leva a carta de crédito.

Contudo, existem os sorteios mensais dos consorciados, onde todos têm a mesma chance de ganhar. Assim, se for contemplado, receberá o bem antes. Porém, sempre lembrando que continuará pagando as parcelas normalmente até o final do contrato.

É importante fiscalizar a empresa antes de contratar

Frequentemente, se houve falar de casos de golpes contra clientes, tanto em financiamento quanto em consórcios. Por isso, se quiser minimizar esse risco, é importante antes checar a origem daquela empresa.

Portanto, veja se é devidamente registrada no Banco Central, órgão regulador. Mas, principalmente, procure empresas conhecidas no mercado, que já possuem anos de estrada e renome. Isso garante uma segurança maior para os clientes.

Consórcio não cobra juros, apenas taxa administrativa

Atualmente, o consórcio é um meio de compra que não cobra taxa de juros de mercado. No entanto, paga a taxa anual de administração, além do fundo de reserva. Desse modo, o consórcio se torna mais barato que o financiamento comum, tanto para casa quanto para imóveis.

Inclusive, uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo e replicada no portal de notícias Uol, no dia 19 de setembro deste ano, mostra justamente essa tendência. Na matéria, citam que a alta dos juros para financiamento estão empurrando muita gente para os consórcios.

Consórcio: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade
Consórcio: tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade

Por fim, a reportagem ainda mostra que muitos bancos, que já vendiam consórcios, ampliaram suas redes de atendimento. Inclusive, com o aumento das vedas, também estão fazendo algumas promoções, como sorteios de cotas de até R$ 200 mil.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo