Loterias

Pesquisa Veritá: Bolsonaro tem 51,4% dos votos válidos contra 48,6% de Lula; veja todos os números

São José dos Campos-SP, 23 de outubro de 2022, por Marco Eduardo Carvalho – O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) tem 51,4% das intenções de voto contra 48,6% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso de acordo com os dados divulgados pela pesquisa do instituto Veritá.

Então, ambos estão tecnicamente empatados, com vantagem para Bolsonaro. Afinal de contas, segundo a Veritá, a margem de erros na pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo a Veritá, esses números se referem aos votos válidos, já descontados brancos e nulos. Inclusive, nas eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) só considera mesmo esses votos na hora da homologação dos resultados.

Agora, o segundo turno das eleições está marcado para o outro domingo, dia 30 de outubro. Assim, vai acontecer 28 dias depois do primeiro turno e o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos espontâneos da Veritá

Além dos votos válidos, a pesquisa da Veritá também anotou os votos espontâneos dos eleitores. Neste caso, Bolsonaro tem 47,5% das intenções de votos, contra 44,1% de Lula, também com empate técnico.

Em seguida, 7,5% dos eleitores ainda se mostraram indecisos quanto ao voto do segundo turno. Por sua vez, 0,9% dos entrevistados disseram que vão votar em branco, nulo ou não quiseram responder ao levantamento.

Segundo a Veritá, a pesquisa ouviu 20.220 eleitores entre os dias 17 e 20 de outubro, todos eles acima dos 16 anos. Além disso, a pesquisa teve seu registro devidamente feito no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), seguindo a legislação eleitoral.

Paraná Pesquisas: Lula tem 51,3% e Bolsonaro, 48,7% dos votos válidos; saiba porque estão em empate técnico. Foto: Canva
Paraná Pesquisas: Lula tem 51,3% e Bolsonaro, 48,7% dos votos válidos; saiba porque estão em empate técnico. Foto: Canva

Pesquisas de voto

Atualmente, dezenas de institutos estão credenciados pelo TSE para fazer pesquisas eleitorais, tanto no primeiro quanto no segundo turno das eleições. Então, a Veritá é um desses grupos que participa do processo eleitoral no cenário Brasileiro.

Contudo, entre as principais empresas que fazem pesquisas de intenção de voto, é a única em que Bolsonaro está à frente de Lula. Embora ainda com o empate técnico entre os dois.

Ainda segundo a Veritá, o grau de confiabilidade da pesquisa é de 95%, Então, significa que a cada 100 pesquisas realizadas, 95 possuem um resultado assertivo. Normalmente, esse índice equivale para os demais institutos de pesquisa, que tentam ser o mais fidedignos possível durante o período eleitoral.

Histórico dos candidatos

Atualmente, Jair Bolsonaro cumpre seu primeiro mandato como presidente da República. Ele foi eleito em 2018, ao derrotar o também petista Fernando Haddad. Na oportunidade, Lula estava preso na Polícia Federal, condenado por crimes de corrupção.

Por sua vez, Lula já foi presidente outras duas vezes, quando foi eleito pela primeira vez em 2002, derrotando José Serra no segundo turno. Depois, acabou reeleito em 2006, quando derrotou Geraldo Alckmin, hoje seu vice na chapa.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo