Receitas

Torta de sardinha para o final de semana? Confira essa dica exclusiva que o chef ensinou e se surpreenda

São José dos Campos, sábado, 8 de abril de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – A torta de sardinha é uma receita muito apreciada, mas, ao mesmo tempo, pouco conhecida. De todo o modo, é um produto saboroso e também nutritivo, afinal de contas, a sardinha é um peixe rico em muitas proteínas.

Desta maneira, neste post, vamos falar um pouco sobre como fazer uma deliciosa torta de sardinha em casa. Assim, vamos ter uma receita incrível para o final de semana.

Ingredientes para a torta de sardinha

Torta de sardinha para o final de semana? Confira essa dica exclusiva que o chef ensinou e se surpreenda. Foto: Pixabay
Torta de sardinha para o final de semana? Confira essa dica exclusiva que o chef ensinou e se surpreenda. Foto: Pixabay

Primeiramente, precisamos definir os ingredientes para produzir essa receita. Neste caso, vamos precisar de dez a 11 itens, caso opte pelo sal e a pimenta-do-reino. A seguir, veja tudo o que vai precisar:

  • 1 lata de sardinha em conserva (com óleo ou água)
  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picados
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • azeitonas picadas (opcional)

Desta maneira, com todos os itens devidamente definidos, já poderá a pensar na torta. Afinal, se fizer com carinho e capricho, ela tente a ficar ainda mais saborosa.

Modo de preparo da receita

Agora, vamos começar a preparar, de fato, a sua torta de sardinha. Assim, deve começar pré-aquecendo o forno a 180°C e também untando uma forma com óleo ou margarina.

Depois, deve escorrera lata de sardinha e amassar os peixes com um garfo. Enquanto isso, no liquidificador, deverá bater o leite, o óleo e os ovos.

Após fazer isso, deve também adicionar farinha de trigo, o fermento em pó, a cebola, o alho, o sal e a pimenta-do-reino. Então, vai bater novamente até obter uma mistura homogênea.

Em seguida, vai acrescentar as sardinhas amassadas e as azeitonas picadas (se quiser) e misturar bem. Isso é importante para garantir a consistência necessária na hora de encerrar a receita.

Uma reportagem do portal de notícias Uol, no dia 26 de junho de 2020, mostra mais algumas dicas de como fazer uma torta de sardinha no liquidificador. Aliás, também é mais uma ideia de como é simples realizar essa receita.

Torta de sardinha para o final de semana? Confira essa dica exclusiva que o chef ensinou e se surpreenda
Torta de sardinha para o final de semana? Confira essa dica exclusiva que o chef ensinou e se surpreenda

Hora de colocar no forno

Após fazer tudo isso, vai despejar a mistura na forma untada e leve ao forno por cerca de 30 a 40 minutos. Outra possibilidade é fazer isso até que a torta esteja dourada e assada por dentro. Então, pode até mesmo demorar menos tempo.

Por fim, o blogue DiarioSP lembra que podemos servir a torta de sardinha tanto quente quanto fria, acompanhada de salada verde ou arroz. Então, o mais importante mesmo é que a receita vai ficar saborosa e agradar a todos.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo