Dinheiro

Cartão de Crédito é o vilão de mais da metade dos inadimplentes segundo dados do Serasa; confira

São José do Rio Preto, 24 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – O Cartão de Crédito é a principal fonte de despesa de 53% dos inadimplentes no país. De acordo com os dados divulgados em setembro pelo Serasa Experian. Naquele momento, já havia aproximadamente cerda de 68 milhões de pessoas com dívidas atrasadas.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre como o consumidor brasileiro subestima o poder de endividamento desse meio de pagamento. Afinal, é um dos modelos de empréstimos mais caros do planeta, com uma média de 12% ao mês. Portanto, é fundamental que o cartão seja usado com muita responsabilidade e cuidado.

Cartão de Crédito é um mau negócio?

Em primeiro lugar, o Cartão de Crédito não pode ser encarado como um complemento da renda do cidadão. Se bem administrado, ele poder ser uma ótima ferramenta de consumo e ainda pode ajudar na economia das famílias. Porém, é preciso evitar ao máximo o pagamento mínimo para não arcar com os juros abusivos do parcelamento rotativo.

Ainda de acordo o Serasa, a maior parte das dívidas é relacionada á compra de alimentos em supermercados. Em seguida, com 48% aparecem as despesas com eletrodomésticos, vestuário e calçados. Outros 41% se endividaram com remédios e tratamentos médicos, conforme artigo publicado em 18 de novembro, no Portal G1.

Cartão de Crédito é o vilão de mais da metade dos inadimplentes segundo dados do Serasa; confira - Reprodução G1
Cartão de Crédito é o vilão de mais da metade dos inadimplentes segundo dados do Serasa; confira – Reprodução G1

Quais os cuidados na utilização do Cartão de Crédito?

A princípio, o mundo todo passa por um momento de pressão inflacionária por conta dos efeitos da Pandemia e agora com o conflito na Europa. Por isso, alguns cuidados ao utilizar o Cartão de Crédito podem ajudar a evitar dores de cabeça. Como, por exemplo, evitar ter muitos cartões, além de ser mais difícil de administrar ajuda no endividamento.

Somente em caso de extrema necessidade utilizar o rotativo, e mesmo assim, pelo mínimo de tempo possível. Se necessário, o consumidor deve apelar para os benefícios governamentais como 13° ou saque emergencial do FGTS para quitar dívidas. Utilizar uma planilha para ter controle dos gastos também ajuda no domínio do orçamento.

É possível recuperar parte dos gastos com Cartão de Crédito?

O Cartão de Crédito é aceito em quase todo o comércio brasileiro, oferecendo a oportunidade de parcelamento das compras. Apesar de ter perdido um pouco de espaço para o Pix nos últimos meses, tem benefícios exclusivos. Como os descontos oferecidos para os que participam dos programas de pontos e milhagens.

Com planejamento e disciplina, é possível ainda receber parte dos gastos de volta por meio de programas de cashback. Contudo, é preciso que o consumidor esteja preparado para resistir às tentações do comércio como as promoções de fim de ano. Ainda mais se estiver acompanhada de Black Friday e Copa do Mundo.

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo