Especiais

Pandemia teve grande impacto no turismo no mundo inteiro; veja como a reestruturação

Especialmente nos anos de 2020 e 2021, foi um grande 'pesadelo' para o setor

São José dos Campos-SP, quarta-feira, 24 de maio de 2023, por Wagner Duarte – A Pandemia da Covid-19 durou oficialmente três anos, de março de 2020 a abril de 2023, deixando um legado de desafios e impactos brutais, especialmente no setor de turismo e entretenimento. Apesar de ainda não ter desaparecido completamente, a doença continua a afetar diversas áreas.

Nos anos de 2020 e 2021, a quarentena imposta no início da pandemia intensificou os desafios enfrentados pelo setor de turismo. Com um fechamento quase total e a proibição de sair de casa, o turismo foi diretamente afetado. Aeroportos foram fechados, viagens restritas a emergências e mesmo com a reabertura gradual, o medo de contaminação persistiu, resultando em grandes prejuízos para o setor. E o DiarioSP já fez matérias sobre o assunto.

Demissões inevitáveis no turismo

Demissões em massa e fechamentos foram inevitáveis nos primeiros meses da pandemia. Enquanto hospitais lotavam com pacientes em busca de leitos, empresários e funcionários do ramo de turismo enfrentavam dificuldades e muitos tiveram que fechar as portas definitivamente. Mesmo com programas governamentais de emergência, os valores não foram suficientes para evitar o estrago financeiro.

O impacto não se limitou apenas à rede hoteleira, mas também afetou restaurantes, bares, guias turísticos, setor de transporte e aviação, companhias de viagens e até mesmo os pequenos comerciantes que dependiam do turismo em muitos lugares. A tragédia não se restringiu à saúde, pois além das milhares de vidas perdidas para a Covid-19, o desastre financeiro causou o fechamento de empresas e a perda de empregos.

A partir de 2020, houve uma retomada gradual e uma reabertura da economia, ainda que limitada, com ocupação reduzida e medidas de segurança. No entanto, os consumidores enfrentaram o aumento significativo dos preços, tornando-se inviável para muitos. Com o avanço da vacinação, a confiança aumentou e uma euforia tomou conta das pessoas, que buscavam “tirar o atraso” dos tempos de confinamento.

Retomada

Apesar das dificuldades financeiras, muitos voltaram a viajar e consumir, resultando em um grande aumento para o setor após o período mais crítico da pandemia. Atualmente, observa-se uma grande movimentação no setor de turismo, com uma recuperação gradual. Alguns não conseguiram retomar seus negócios, enquanto outros se reergueram e até mesmo se reinventaram durante a pandemia.

Dessa forma, o mercado de turismo conseguiu se reestruturar e alcançar um novo crescimento sustentável. Com as pessoas valorizando cada vez mais os momentos de lazer e diversão em família, o setor encontra-se em um novo momento e com perspectivas promissoras para os próximos meses e anos, impulsionando o mercado e ampliando as oportunidades de emprego.

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo