Notícias

Realidade virtual é só videogame? Veja como usar a tecnologia em diversos setores e se surpreenda

São José dos Campos-SP, sexta-feira, 10 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – A realidade virtual é uma tecnologia que não chega a ser uma novidade, afinal de contas, já se usa há alguns anos. No entanto, ela também foi evoluindo e, no momento, se usa para diversos itens da sociedade.

Inclusive, quando se fala em realidade virtual, todo mundo já pensa em jogos de videogame. No entanto, elas vão muito mais que isso e os games nem são os principais utilizadores deste recurso. Neste post, vamos falar um pouco sobre as demais utilidades desse sistema que vem revolucionando a sociedade.

Afinal, para que serve a realidade virtual?

Realidade virtual é só videogame? Veja como usar a tecnologia em diversos setores e se surpreenda. Foto: Pixabay
Realidade virtual é só videogame? Veja como usar a tecnologia em diversos setores e se surpreenda. Foto: Pixabay

A realidade virtual tem uma variedade de aplicações em diferentes áreas, incluindo jogos, filmes e experiências imersivas em parques temáticos e museus. Inclusive, em museus ela tem sido muito importante.

Atualmente, é muito comum acontecerem as chamadas exposições imersivas, onde se pode ter acesso a obras de arte em tamanho real. Aliás, em São Paulo, esse ano há uma exposição com as obras da Capela Sistina, do Vaticano.

Outro exemplo dos mais interessantes é na área de educação. Pro lá, simulações e experiências de aprendizado para estudantes, como a exploração de espaços históricos ou o corpo humano, servem como uma alternativa para um aprendizado cada vez mais realista.

Por sua vez, no ramo da comunicação, o marketing e publicidade também apostam em experiências interativas de marca e produtos. Isso aumenta também o contato com o consumidor e ajuda a valorizar ainda mais a marca.

Empresas usam recurso para treinamento

No momento, diversas empresas no mundo estão usando o recurso para treinamento e desenvolvimento dos seus profissionais. Com isso, há treinamento de habilidades para profissionais em diferentes áreas, como medicina, aviação, indústria e engenharia.

Além de tudo, também garante maior exatidão e maior grau de realismo. Principalmente no setor aéreo, onde a perfeição é tão importante e essencial para não se cometer erros.

Ainda no campo comercial, a realidade virtual vem ajudando e revolucionando arquitetura e design. Neste seguimento, são feitas simulações de ambientes construídos em 3D para ajudar na visualização e planejamento de projetos.

Uma reportagem do portal de notícias Uol, assinada pela jornalista Carli Velocci, no dia 29 de junho de 2016, já mostrava diversas utilidades para a realidade virtual.

Realidade virtual é só videogame? Veja como usar a tecnologia em diversos setores e se surpreenda
Realidade virtual é só videogame? Veja como usar a tecnologia em diversos setores e se surpreenda

Saúde também ganha espaço

Agora, outro setor que também ganhou espaço com a realidade virtual foi a saúde e também o bem-estar. Através da nova tecnologia, se faz terapia e tratamento para fobias, ansiedade e transtornos mentais, bem como exercícios de reabilitação física.

Por fim, o turismo também vem apostando em experiências imersivas em destinos turísticos e passeios virtuais de locais turísticos. Enquanto isso, o blogue Diariosp segue acompanhando as novidades no setor de realidade virtual.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo