Direitos

Black Friday chegando? Confira algumas dicas para não cair em armadilhas

São José dos Campos-SP, 6 de novembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – A Black Friday é uma data que, no Brasil acontece na última semana de novembro e este ano está marcada para o dia 25. Apesar dos descontos previstos em muitos produtos, é preciso tomar cuidado.

Afinal de contas, a Black Friday, que surgiu nos Estados Unidos para movimentar o comércio, também possui algumas armadilhas. Assim, gera muita reclamação por parte dos consumidores nesta época do ano.

Portanto, o Diariosp vai falar um pouco sobre o assunto neste post. Com essas dicas que você precisa saber, poderá minimizar os riscos de dor-de-cabeça nesta reta final do ano.

O que devo fazer para aproveitar ao máximo?

Primeiramente, é preciso sempre manter a concentração e o foco no que vai realmente querer comprar. Até porque, muitas vezes compramos no impulso algo que não temos necessidade de usar e o gasto é inútil. Então, já começa por aí e a própria Black Friday já tem essa proposta, incentivando o consumo.

Além disso, também é importante buscar os produtos apenas nos sites confiáveis e mais conhecidos. Inclusive, devemos desconfiar dos portais desconhecidos e onde os preços estão muito abaixo do normal. Muitas vezes, o barato costuma sair caro.

Outra questão importante é, semanas antes da Black Friday, verifique e anote os preços dos produtos que pretende levar para casa. Então, no dia da promoção, veja se realmente há um desconto.

Isso porque, em muitos casos, aquela história de que a Black Friday faz promoção por metade do dobro, nem sempre é mentira. Por isso, já ter a consciência do valor total do produto, é muito importante.

Black Friday chegando? Confira algumas dicas para não cair em armadilhas. Foto: Canva
Black Friday chegando? Confira algumas dicas para não cair em armadilhas. Foto: Canva

Quais são os perigos da Black Friday?

Considerando que boa parte das compras neste período acontecem através dos sites na internet, a clonagem das páginas é um grande risco. Portanto, evite abrir links enviados por email ou pelos aplicativos de mensagem com promoções.

Desta maneira, é preferível e mais seguro digitar diretamente no navegador o nome do site que vai pesquisar. Além disso, também é importante tomar cuidado com produtos que realmente estejam em estoque.

Isso porque, em muitos casos, há relatos de consumidores que compraram o produto, mas esses já ficaram esgotados no estoque. Então, terá que receber o seu dinheiro de volta.

Além disso, também é importante verificar o valor do frete do produto. Frequentemente, os produtos possuem preços mais baratos, com desconto, mas o preço do frete fica mais caro. Neste caso, nem sempre vai compensar comprar na Blacy Friday.

Por fim, se tiver todos esses cuidados e eventualmente comprar algum produto que realmente vai usar no dia a dia, o Black Friday pode ser vantajoso. Então sempre se atente aos detalhes.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo