Dinheiro

Investir na poupança, um hábito antigo e de baixo rendimento, confira os detalhes

Paraipaba, 01 de novembro de 2022, por Nonato Vieira ― Investir na poupança é uma expressão relativamente nova que se usa no mercado financeiro. Com efeito, há muito tempo dizia-se apenas guardar dinheiro na poupança. Era mais um hábito de guardar uma quantia mensal, para usar depois em algum fim específico.

O hábito é tão antigo que, antes das digitalizações de documentos, ao abrir uma conta poupança o cliente recebia uma pequena caderneta para anotar os depósitos que fazia. Na época, poucos cidadãos sabiam algo sobre investimentos, assim como a respeito de inflação.

O que é a poupança?

Poupança é uma variação do verbo poupar: ato de economizar, guardar algo, não necessariamente dinheiro. Tradicionalmente, e desde que Dom Pedro II a criou em 1861, investir na poupança é para pessoas de baixa renda.

Em primeiro lugar, investir na poupança não oferece nenhum risco ao investidor. De fato, a poupança tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma reserva que o sistema financeiro usa para cobrir certos investimentos.

Em segundo lugar, não existe nenhuma burocracia para abrir uma conta poupança. Assim, qualquer pessoa com um CPF e uma pequena quantia pode ter a sua conta. Uma grande facilidade, que atrai muitas pessoas. Além disso, a poupança é livre de taxas, tanto para abrir a conta quanto para a manutenção da mesma. Confira mais informações na matéria da revista Exame, publicada em 13 de agosto de 2022.

Investir na poupança, um hábito antigo e de baixo rendimento
Investir na poupança, um hábito antigo e de baixo rendimento – Exame

Quanto rende investir na poupança

O rendimento da poupança é variável, conforme a oscilação da taxa Selic e da TR. Esses dois índices servem como base para muitas movimentações financeiras. Contudo, embora a poupança tenha a garantia contra a falência de um banco, por exemplo, o mesmo não acontece com a inflação.

Nesse sentido, mesmo que você ganhe os juros mensais, em tempos de inflação alta esses juros não compensam a alta dos preços. Como resultado, investir na poupança gera um prejuízo que a maioria de seus investidores nem percebem. O rendimento médio que você terá ao investir na poupança é de 0,5% ao mês.

Outros tipos de investimento

A característica principal da poupança sempre foi a de guardar um dinheiro por um certo tempo para adquirir algum bem. Desse modo, existem outras categorias de investimento que são não apenas seguros, mas também melhores em rentabilidade do que investir na poupança.

Portanto, para quem dispõe de um capital mais elevado para investir, existem os CDBs e os títulos do Tesouro Direto. Você pode, ainda, aplicar o seu dinheiro em um Fundo Imobiliário, ações de empresas que oferecem rendimentos. Todos esses investimentos têm, com toda a certeza, um rendimento acima da poupança. Por fim, no site Diário Superpix você encontra diversos artigos que tratam dos temas de investimentos, mercado financeiro e outros assuntos correlatos.

Nonato Vieira

Natural de Maranguape, uma cidade ao pé de uma serra na região metropolitana de Fortaleza, atualmente moro em uma pequena propriedade em Paraipaba, litoral oeste do Ceará. Apaixonado por leitura desde a infância, de tanto ler comecei a escrever cedo e não pretendo parar enquanto neste mundo estiver. Por ter nascido em família de poucos recursos tive poucas oportunidades de estudo, uma vez que tinha mesmo era que trabalhar. Desempenhei diversas funções administrativas em várias empresas no Ceara, Piauí e Tocantins por mais de 40 anos. Ciente de que o conhecimento abre portas me tornei um autodidata, pois assim poderia me dedicar com exclusividade aos assuntos de meu interesse, e na hora que fosse possível. Estudo matemática, geometria, cosmogênese, filosofia, história, ufologia, religiões e língua portuguesa. Além disso, escrevo literatura de cordel, poesia e textos diversos, mas também jogo xadrez e assisto filmes, quando encontro um de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo