Entretenimento

Filo capivara: Justiça manda devolver capivara Filo para Agenor

Populares comemoram na frente do IBAMA a decisão da Justiça de devolver a capivara Filó ao Agenor.

Olá, aqui é o Colunista Wagner Duarte! Hoje, 29 de abril, trazemos uma história curiosa e surpreendente sobre a Capivara Filó, que ganhou os holofotes nas redes sociais. A Justiça determinou que o Ibama deve devolver a capivara ao influenciador digital Agenor Tupinambá, após denúncias de abuso, maus-tratos e exploração animal. Vamos entender os detalhes dessa decisão!

Capivara Filó: O retorno para Agenor Tupinambá

A justiça decidiu que o Ibama deve devolver a Capivara Filó ao influenciador digital Agenor Tupinambá. A informação foi anunciada pelo ativista da causa animal Arnaldo Rocha, em live com Luisa Mell, neste sábado (29). Agenor havia entregue o animal ao órgão após ser denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.

Por que a decisão de devolver a capivara?

A decisão ocorreu após a justiça comprovar que a estrutura do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus (AM), para onde a capivara foi levada, não era adequada para abrigar o animal. Segundo a deputada estadual Joana Darc (União Brasil-AM), que foi até o local na tarde de sábado, o roedor estava “trancafiado” em uma gaiola e bebendo “água suja”, diferente do habitat que o animal morava no entorno da casa de Agenor, em Autazes, no interior do estado.

“A Filó será devolvida ao Agenor. O Agenor mora numa casa flutuante, leva uma vida ribeirinha. Todo mundo que está envolvido agora vai precisar se unir pelo bem do Ibama. Nós estamos no Amazonas, em Manaus, no meio do maior bioma do mundo e o Ibama não pode ter aquela estrutura. Precisa de aparelhamento, precisa de um monte de coisa”, disse Arnaldo Rocha.

Essa história da Capivara Filó nos mostra como é importante cuidar dos animais e garantir que as instituições responsáveis estejam devidamente equipadas para protegê-los. Agora, com a decisão da justiça, espera-se que Filó possa retornar a um ambiente mais adequado e que as autoridades possam aprender com essa situação e melhorar as condições dos demais animais sob seus cuidados.

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo