Dinheiro

Você já recebe o auxílio caminhoneiro? Prazo para autodeclaração acabará no dia 7 de novembro de 2022

Recife, 06 de novembro, por Guilherme Lopes — Se você conhece algum caminhoneiro pessoalmente, então, você sabe o quanto o famoso auxílio caminhoneiro o ajudou.  Afinal, existem inúmeros custos para exercer  essa profissão que, diga-se de passagem, é indispensável para a economia nacional e internacional.

Pois, sem os caminhoneiros, não teríamos acesso a diversos produtos essenciais, como remédios, alimentos e praticamente todos os produtos que você atualmente encontra nas prateleiras do mercado.

Há alguns anos, pudemos comprovar o quanto caminhoneiros são indispensáveis, pois sua greve gerou um enorme desabastecimento. Então, nada mais justo do que eles receberem uma ajuda com todos os custos que precisam arcar.

Como surgiu o auxílio caminhoneiro?

Em primeiro lugar, é muito importante explicar o que exatamente é o auxílio caminhoneiro e como o mesmo surgiu. Pois mesmo que muitos caminhoneiros já recebam o auxílio caminhoneiro, ainda existem milhares de trabalhadores dessa categoria que não estão inscritos. Por mais que tenham direito a recebê-lo.

Sendo assim, explicar o que exatamente é esse auxilio é algo muito importante para garantir que até mesmo quem não faz ideia do que é o auxílio caminhoneiro possa absorver algo desse artigo. De uma forma bem simples, esse auxilio foi criado durante a pandemia para lidar com a alta dos combustíveis.

Esse benefício surgiu junto com o auxílio taxista e possui o mesmo intuito, a diferença é que obviamente um é pago para motoristas de táxi e o outro é pago para caminhoneiros. O valor de ambos os auxílios é de R$ 1.000,00 reais. Lembrando que o auxílio surgiu com o intuito de ser utilizado como forma de lidar com a alta dos combustíveis, porém, pode ser utilizado para lidar com outros gastos.

Quem tem direito?

Os requisitos para solicitar o auxílio caminhoneiro são extremamente simples e podem ser cumpridos por qualquer caminhoneiro que trabalhe ativamente nos dias atuais. Afinal, literalmente só existem dois requisitos para participar do auxílio: o primeiro é ser caminhoneiro, e o segundo é estar transportando carga desde pelo menos 2021. Lembrando que tomamos como base para esse artigo a matéria do G1, publicada em novembro de 2022

Você já recebe o auxílio caminhoneiro? Prazo para autodeclaração acabará no dia 7 de novembro de 2022. Fonte: G1
Você já recebe o auxílio caminhoneiro? Prazo para autodeclaração acabará no dia 7 de novembro de 2022. Fonte: G1

Calendário de saque

O benefício é pago mensalmente pela caixa economiza federal através do aplicativo oficial do banco, o Caixa TEM. No mês de novembro o auxílio será pago dos dias 1 a 19 de novembro, já em dezembro, os pagamentos começaram do dia 1 ao dia 10. Agora que você já sabe qual é o calendário de saque, confira a seguir como é o processo de autodeclaração.

Como realizar a autodeclaração no auxílio caminhoneiro?

Basicamente, o prazo para realizar a autodeclaração a tempo de receber a parcela de novembro é até o dia  desse mês. Entretanto, se você perder o prazo, você poderá realizar a autodeclaração até o dia 28 de novembro. O processo de autodeclaração é realizado 100% on-line, através do site do portal emprega Brasil. Por fim, não deixe de conferir os demais artigos presentes no blog DIÁRIO SUPERPIX.

Guilherme Lopes

Guilherme Emanoel Lopes da Silva, redator freelancer com experiência escrevendo artigos a respeito de finanças, com foco no tema de empreendimentos e investimentos. Tenho como principal objetivo introduzir de maneira simples e dinâmica a educação financeira no dia a dia de pessoas que nunca estudaram sobre isso antes, e procuram uma forma de começar a estudar sobre finanças, busco atingir principalmente adolescentes que buscam um meio de entrar no mercado de trabalho e se preparar para o futuro, porém não sabem por onde começar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo