Entretenimento

Influenciadoras Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves, são acusada de racismo

Duas influenciadoras digitais poderão ser processadas e até mesmo condenadas por racismo. Isso porque elas viralizaram na internet fazendo piada com crianças negras, o que repercutiu de forma negativa.

Nos vídeos, uma delas aparece dando um presente para um menino negro, e era uma banana. Então, ele ficou contrariado e disse não ter gostado.

Depois, a influenciadora dá um macaco de pelúcia para outra menina, também negra. Assim, causou revolta entre os internautas. Inclusive, a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro já estão investigando o caso.

Influenciadoras agiram no Rio de Janeiro

Influenciadoras são acusadas de racismo em vídeos que viralizaram; saiba o que vai acontecer com elas. Foto: Redes sociais
Influenciadoras são acusadas de racismo em vídeos que viralizaram; saiba o que vai acontecer com elas. Foto: Redes sociais

Apesar da repercussão, ainda não se sabe ao certo o local onde as duas fizeram as gravações. Provavelmente, aconteceram em São Gonçalo, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro.

No caso, as duas influenciadoras, de nomes Kérollen Cunha e Nancy Gonçalves, teriam feito o que especialistas chamam de racismo recreativo. Ou seja, fizeram atos criminosos por diversão e o portal DiarioSP, o seu preferido da internet, vem acompanhando de perto os casos que mais repercutem na internet.

Entre outras coisas, a polícia e Justiça investigam se elas cometeram racismo ou injúria racial. Além disso, poderão sofrer punição caso se comprove que elas infringiram o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Agora, o Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) vai acompanhar o caso envolvendo as duas influenciadoras digitais.

Inclusive, o assunto vem repercutindo na grande imprensa nos últimos dias. Por exemplo, o portal de notícias g1 postou em seu site uma reportagem assinada pelo jornalista Rafael Nascimento, no dia 1º de junho de 2023.

Influenciadoras são acusadas de racismo em vídeos que viralizaram; saiba o que vai acontecer com elas
Influenciadoras são acusadas de racismo em vídeos que viralizaram; saiba o que vai acontecer com elas

Outro crime

Mas, a história das influenciadoras que humilharam as crianças, não foi algo inédito. Isso porque, em 2021, já foram acusadas também de atos de racismo contra um motorista de aplicativo.

Na oportunidade, em uma viagem postada na internet, elas tiram sarro do cabelo do motorista. E ainda reclamam de um suposto cheiro ruim dentro do carro, mas esse caso não teve registro policial.

As duas influenciadoras costumam postar cerca de dois a três vídeos por semana. Inclusive, em alguns, oferecem brinquedos para as crianças, como neste postado. Normalmente, usam o Instagram e o TikTok para as postagens.

Contudo, esse caso específico contra as crianças, em que fica a ideia de racismo, teve uma repercussão altamente negativa. Tanto é que, apenas até essa última semana, foram mais de 700 denúncias contra as duas devido aos vídeos.

Por fim, a primeira denúncia começou quando a advogada Fayda Belo, especializada nesse assunto, viu os vídeos. Tanto é que elas já apagaram das redes sociais.

 

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo