Agro

Liquido mágico: descubra os benefícios surpreendentes do leite para as plantas

Não só o ser humano pode se beneficiar com este alimento

Sabemos que o leite, principalmente de vaca, é um alimento muito comum na dieta humana. Contudo, você já parou para se perguntar se o leite é bom para as plantas? Algumas pessoas afirmam que esse alimento faz milagres para plantas de jardim e hortas, pois contém nutrientes que as ajudam a crescer e florescer. Além disso, possui propriedades que podem ajudar a mantê-los livres de pragas.

Mas, isso é só boato ou o leite é bom para as plantas de verdade? Como se usa o alimento? Veja abaixo, quais são os benefícios que a prática pode trazer e como aproveitar para melhorar o crescimento e reprodução.

Leite é bom para as plantas?

Abaixo, o Diário SP separou algumas utilidades do leite na vegetação em geral:

Fertilizante líquido

A rega regular, adequada às necessidades hídricas de cada planta, é a regra número um para que tenham um aspecto saudável e bonito. Além disso, se você adicionar leite ao regador de vez em quando, obterá um fertilizante maravilhoso. Portanto, o leite é bom para as plantas como fertilizante natural.

Regar as plantas com leite e água fornece minerais extras, especialmente cálcio e potássio. Para que o adubo seja eficaz, é importante que as regas com ele sejam esporádicas, não mais que 1 ou 2 vezes ao mês.

Fungicida

Algumas bactérias e fungos, como o míldio, o Diplocarpon rosae ou o oídio podem colonizar uma planta, deixando-a doente e causando vários tipos de danos. Para prevenir a presença de fungos e eliminá-los, pode-se utilizar o leite como fungicida natural.

E como usar? Se você deseja usar este fungicida preventivamente, faça o seguinte:

  • Prepare uma mistura com 10 partes de água e 1 de leite;
  • Despeje em um borrifador e borrife a planta toda, tanto nas folhas quanto no caule (se tiver frutos também);
  • Deixe agir por pelo menos 24 horas e não regue durante esse tempo;
  • Aplique 1 vez por mês.

Se sua planta já foi atacada por fungos, experimente um remédio ainda mais forte. Faça seu próprio fungicida caseiro com bicarbonato de sódio da seguinte forma:

  • Misture em uma garrafa vaporizadora ¼ litro de leite e 1 litro de água;
  • Adicione 20 gramas de bicarbonato de sódio (2-3 colheres de sopa);
  • Agite vigorosamente para dissolver o bicarbonato de sódio;
  • Aplica-se a toda a planta, com foco nas áreas mais afetadas;
  • Use o fungicida uma vez por semana até que a infecção desapareça.

Limpador de folhas

Tanto dentro de casa quanto na varanda, a sujeira se acumula nas folhas e obstrui seus poros, dificultando a respiração da planta. Portanto, é muito importante limpar as folhas com frequência. Embora você possa fazer isso apenas com água, o leite melhora a limpeza e dá um brilho extra.

Se quiser limpar as folhas, mergulhe um pano no leite e passe suavemente nas folhas sem encharcá-las. Elas estarão mais limpas e brilhantes do que nunca.

Liquido mágico: descubra os benefícios surpreendentes do leite para as plantas
Liquido mágico: descubra os benefícios surpreendentes do leite para as plantas – IStock

Regulador de pH do solo

As características do substrato em que uma planta se desenvolve afetam diretamente seu crescimento e reprodução. Como sabemos, existem solos ácidos e solos alcalinos dependendo do seu nível de pH e existem plantas que se saem muito melhor em um determinado tipo de solo do que em outro.

O alimento é bom para as plantas que precisam de um substrato básico, pois o cálcio que ele contém reduz a acidez, tornando o solo mais alcalino. Se este é o seu objetivo, dilua uma colher (sopa) grande de leite em pó em 1 litro de leite. Misture bem e regue suas plantas com esta solução. Você poderá equilibrar o pH do solo no jardim ou em seus vasos.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo