Receitas

Como fazer ovo de Páscoa caseiro em casa de forma fácil e econômica

Olá, sou a colunista Luana Duarte, e hoje, dia 5 de abril de 2023, trago para vocês uma deliciosa receita de ovo de Páscoa caseiro, diretamente de Nova Mutum, no Mato Grosso. A Páscoa está chegando e, com ela, a oportunidade de aprender a fazer um ovo de Páscoa econômico e fácil em casa. Vamos começar?

Ingredientes e utensílios necessários para o ovo de Páscoa caseiro

Antes de tudo, vamos listar os ingredientes e utensílios que você precisará para preparar o seu ovo de Páscoa caseiro:

  • 500g de chocolate ao leite ou meio amargo
  • Forma para ovo de Páscoa (de acordo com o tamanho desejado)
  • Papel-manteiga
  • Mangueira de confeitar
  • Recheio de sua preferência (opcional)

Agora que temos todos os ingredientes, mãos à obra!

Preparando o chocolate para o ovo de Páscoa

O primeiro passo é derreter o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Em seguida, faça a temperagem do chocolate, processo que consiste em esfriar o chocolate derretido para que ele fique mais brilhante e com uma textura agradável. Para isso, espalhe o chocolate sobre uma superfície de mármore ou granito e mexa-o com uma espátula até que a temperatura esteja entre 28°C e 29°C.

Moldando o ovo de Páscoa

Com o chocolate temperado, é hora de moldar o seu ovo de Páscoa. Despeje o chocolate na forma e espalhe-o de maneira uniforme. Vire a forma de cabeça para baixo sobre um papel-manteiga para retirar o excesso de chocolate. Leve à geladeira por cerca de 10 minutos ou até que o chocolate esteja firme.

Adicionando o recheio (opcional)

Caso queira adicionar um recheio ao seu ovo de Páscoa, retire a forma da geladeira e coloque o recheio de sua preferência com a ajuda de uma mangueira de confeitar. Cubra o recheio com mais uma camada de chocolate temperado e leve novamente à geladeira até que esteja completamente firme.

Desenformando e embalando o ovo de Páscoa

Após o chocolate estar firme, retire a forma da geladeira e desenforme o ovo de Páscoa com cuidado. Para finalizar, embrulhe o ovo com papel-chumbo e, em seguida, com papel celofane. Decore com fitas e etiquetas para dar um toque especial ao seu ovo de Páscoa caseiro.

Comentário sobre o assunto tratado

Preparar um ovo de Páscoa caseiro não só é uma maneira econômica de celebrar a data, mas também uma ótima oportunidade de criar momentos especiais com a família. Além disso, fazer seu próprio ovo de Páscoa permite personalizá-lo com os ingredientes e recheios que você mais gosta, tornando-o uma opção ainda mais deliciosa e personalizada do que os ovos comprados em lojas.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), a produção caseira de ovos de Páscoa tem crescido nos últimos anos, mostrando que cada vez mais pessoas estão descobrindo os benefícios de colocar a mão na massa e criar suas próprias delícias de Páscoa.

Então, não perca tempo e coloque em prática essa receita de ovo de Páscoa caseiro! Com certeza, você e sua família irão adorar essa experiência e degustar um delicioso ovo feito com carinho e dedicação. Feliz Páscoa!

Dabliu Mendes

Dabliu Mendes é um jornalista brasileiro, atualmente mora na cidade de Nova Mutum e tem atualmente 34 anos

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo