Agro

Um guia prático para o corte de folhas de Aloe Vera: maximizando suas propriedades

Pode parecer que não, mas existe uma forma certa de cortar a planta

Belo Horizonte, 19 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – A Aloe Vera é uma planta bem versátil, usada para diversos fins. Isso vai desde queimaduras, a problemas de pele, passando por algumas patologias e, inclusive, problemas respiratórios.

Dessa forma, é recomendável ter sempre em casa uma planta de Aloe Vera para te salvar nas horas mais improváveis. Mas, saiba que, não basta plantar e cuidar. Para que a espécie mantenha suas propriedades é preciso saber como cortar suas folhas corretamente.

Dicas de cuidado com a Aloe Vera

Mantenha sua planta sempre saudável. Como? Seguindo essas recomendações simples:

  • Rega – Por ser uma suculenta, regue apenas semanalmente e não encharque;
  • Luz – Meia-sombra ou sol pleno são ideais, uma vez que a Aloe Vera precisa de 8 horas por dia da luz natural;
  • Adubo – O solo tem que ser drenado o suficiente para o não apodrecimento da raiz. Para um crescimento saudável da espécie, faça a mistura de terra adubada com areia média em partes iguais. Se preferir, use solo especial para suculenta.

Como cortar as folhas da Aloe Vera

O Diário SP explicará abaixo, em passos simples, como cortar as folhagens da planta de forma que não a maltrate. Além disso, você também saberá como manter intactos os seus poderes curativos com sua seiva.

Corte apenas quando for usar

A planta tem vários benefícios para a saúde em geral. Quando você adquire e cultiva a espécie em casa, tem um ótimo investimento, pois é quase uma farmácia inteira no seu quintal.

Uma dica é comprar mudas que não sejam de plantas jovens. Isso porque, somente depois de três anos do seu crescimento, é que as propriedades medicinais estão no pico da ação.

Contudo, esse não é o ponto principal, pois falaremos de corte. Primeiramente, corte a Aloe Vera somente quando for utilizar suas folhas imediatamente, ou, no máximo, em um tempo curto. O motivo? Conforme os dias forem passando, as folhas começarão a murchar e ficar sem nenhum benefício.

Um guia prático para o corte de folhas de Aloe Vera: maximizando suas propriedades
Um guia prático para o corte de folhas de Aloe Vera: maximizando suas propriedades – Canva

Forma de corte

As folhas devem ser cortadas sempre bem embaixo, na base. Assim, se garantirá que são as mais antigas e que tenham mais propriedades com efeitos potencializados.

A faca precisa de ser bem afiada. Mesmo que for fazer com uma tesoura de poda, corte o mais rente possível do caule. Isso facilitará sua ação, já que essa região tem as folhas mais finas.

Caso vá tratar de algum problema de pele, por exemplo, use o pedaço que necessitar. Então, o restante deve ser embrulhado em papel alumínio para, em seguida, armazenar no freezer. O tempo máximo de congelamento é de cinco dias, pois, após, perderá a utilidade.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo