Notícias

Lula tem 51,1% das intenções de voto contra 48,9% de Bolsonaro no 2º turno das eleições, diz CNT/MDA

São José dos Campos-SP, 29 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51,1% das intenções de votos válidos contra 48,9% de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições para presidente da República. Os dados são da pesquisa CNT/MDA, divulgada na manhã deste sábado (29).

Segundo o instituto, a margem de erros é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. Desta maneira, os dois candidatos estão tecnicamente empatados na briga pela vitória nas eleições.

Atualmente, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas os votos válidos para a conclusão do resultado das eleições, excluindo os votos em branco e nulos. Então, o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Outros números das eleições no MDA

Além disso, a pesquisa do MDA também divulgou o resultado das intenções de votos totais para o segundo turno das eleições presidenciais. Neste caso, Lula tem 46,9% dos votos, contra 44,9% de Bolsonaro.

Depois, 5,6% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo. Enquanto isso, outros 2,6% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar ou não quiseram responder o levantamento.

De acordo com o instituto de pesquisa, o levantamento ouviu 2.002 pessoas durante três dias, entre 26 de outubro e 28 de outubro. Além disso, o grau de confiança é de 95%, ou seja, a cada 100 pesquisas feitas, 95 delas possuem o resultado assertivo.

Lula tem 51,1% das intenções de voto contra 48,9% de Bolsonaro no 2º turno das eleições, diz CNT/MDA. Foto: Canva
Lula tem 51,1% das intenções de voto contra 48,9% de Bolsonaro no 2º turno das eleições, diz CNT/MDA. Foto: Canva

Outra questão importante é que o levantamento visando as eleições foi feito de forma presencial, apenas com eleitores acima dos 16 anos, a idade mínima para votar. E a pesquisa teve o registro feito devidamente no TSE, conforme manda a lei eleitoral.

Agora, o segundo turno das eleições presidenciais acontece neste domingo, dia 30, em todas as cidades do país. A votação é das 8h às 17h, considerando o horário de Brasília.

Assim, o pleito acontece 28 dias depois do primeiro turno, que classificou os dois candidatos. Depois, que ganhar, vai assumir o cargo no dia 1º de janeiro de 2023 e terá quatro anos de mandato, de acordo com o previsto na Constituição Federal.

Caso esteja no primeiro mandato, poderá concorrer à reeleição. No entanto, se já estiver no segundo mandato, não poderá concorrer mais.

Por que tem segundo turno

Atualmente, o segundo turno acontece desde 1989, nas eleições presidenciais vencida por Fernando Collor de Mello. Inclusive, aquela foi a primeira eleição direta para presidente no país desde a volta da democracia, em 1985.

Contudo, se um candidato tiver 50% dos votos válidos mais um, ganha ainda no primeiro turno. Caso não tenha essa maioria absoluta, a eleição vai para o segundo turno, assim como acontece também nos demais cargos executivos, como para prefeito e governador do estado. Apenas as eleições legislativas não possuem o segundo turno.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo