Alerta

Seguro desemprego: saiba quem tem direito a receber e como buscar esse auxílio

O seguro desemprego é um benefício criado para ajudar os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. Ele é um auxílio financeiro temporário que garante uma renda para o trabalhador enquanto ele procura um novo emprego. Além disso, houve algumas mudanças importantes após a reforma trabalhista de 2019.

O blogue Diariosp.com.br traz informações atualizadas sobre quem tem direito ao seguro desemprego. Em resumo, podem receber o benefício os trabalhadores que atendam aos seguintes requisitos:

Requisitos para receber o seguro desemprego

  • Ter sido dispensado sem justa causa
  • Ter trabalhado pelo menos 12 meses nos últimos 18 meses
  • Não possuir outra fonte de renda para sustentar a si mesmo e sua família
  • Não estar recebendo benefício previdenciário de prestação continuada, exceto auxílio-acidente ou pensão por morte
  • Não estar em gozo de qualquer benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto auxílio-acidente e pensão por morte

É importante lembrar que o trabalhador precisa solicitar o seguro desemprego no prazo de até 120 dias após a sua demissão e que existem outras regras que podem influenciar no cálculo do valor e na quantidade de parcelas a receber.

Em caso de dúvidas, é sempre recomendável procurar informações atualizadas e confiáveis sobre o assunto. Por exemplo, no site do Governo Federal é possível conseguir mais detalhes atualizados.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo