Notícias

Eleições: Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro na pesquisa PoderData do 2º turno; confira

São José dos Campos-SP, 26 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Pesquisa divulgada pelo instituto PoderData nesta quarta-feira (26), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% das intenções de votos, contra 47% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Assim, os números são referentes ao segundo turno das eleições presidenciais.

Além disso, esses dados contam apenas os votos válidos, isto é, excluindo os votos brancos e nulos. Inclusive, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas esses dados na hora de finalizar o resultado das eleições.

Outra questão é que, segundo o PoderData, a margem de erro da pesquisa é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Ou seja, Lula tem vantagem real e o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos totais para as eleições

Agora, o PoderData também divulgou as intenções de votos totais para o segundo turno das eleições presidenciais. Neste caso, Lula tem 49%, contra 45% de Bolsonaro, ainda assim fora da margem de erro de 1,5 ponto percentual.

Depois, a quantidade de brancos e nulos está em 5%, enquanto outros 2% não sabem ou não responderam à pesquisa sobre as eleições. O segundo turno da disputa presidencial acontece no próximo domingo, dia 30, em todas as cidades brasileiras, das 8h às 17h.

Entre os dias 23 e 25 de outubro, o PoderData consultou 5.000 eleitores, com idade acima dos 16 anos, o mínimo permitido para votar. Além disso, atuou em 342 cidades dos 26 estados e mais o Distrito Federal. Todas as entrevistas foram feitas por telefone, segundo o instituto.

Eleições: Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro na pesquisa PoderData do 2º turno; confira. Foto: Canva
Eleições: Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro na pesquisa PoderData do 2º turno; confira. Foto: Canva

Essa pesquisa sobre o segundo turno das eleições teve o devido registro no TSE, de acordo com as exigências da legislação eleitoral vigente. Todas as pesquisas precisam passar por esse registro.

Quem vencer a eleição vai assumir a presidência no próximo dia 1º de janeiro de 2023, para um mandato de quatro anos. Caso seja o primeiro cargo, poderá concorrer à reeleição.

Além disso, no próximo domingo acontece o segundo turno para governador em 12 estados que não definiram no primeiro turno. Mas também terá eleição em oito cidades que vão escolher prefeitos por mais dois anos, já que nestes locais os mandatários anteriores foram cassados e os municípios ficaram sem comando.

Como funciona o segundo turno

No Brasil, o segundo turno existe desde as eleições presidenciais de 1989, quando Fernando Collor de Mello foi eleito. Na oportunidade, o Brasil estava há quase 30 anos sem eleições diretas para presidente.

Então, para ter o segundo turno, nenhum candidato pode ter mais que 50% dos votos válidos no primeiro turno. Caso contrário, vence quem tiver essa maioria absoluta, sem precisar do segundo turno. Por fim, tanto no primeiro quanto no segundo turno, apenas se contabilizam os votos válidos nas eleições.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo