Notícias

Eleições: Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro, diz pesquisa Quaest Genial

São José dos Campos-SP, 26 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53% das intenções de votos válidos, contra 47% de Jair Bolsonaro (PT). Os dados são da pesquisa Genial Quaest divulgada nesta quarta-feira (26) sobre o segundo turno das eleições presidenciais.

No entanto, esses dados equivalem apenas aos votos válidos, ou seja, excluindo nulos e brancos. Inclusive, nas eleições, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas esses dados para o resultado final do pleito.

Além disso, a margem de erros para a pesquisa da Genial Quaest é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Neste caso, a vantagem de Lula está acima da margem de erro, ou seja, se as eleições fossem hoje, ele estaria eleito. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos estimulados para as eleições

Além dos votos válidos, a pesquisa da Genial Quaest também computou os votos estimulados para o segundo turno das eleições presidenciais. Então, Lula tem 48% dos votos totais, contra 42% de Bolsonaro.

Enquanto isso, aqueles que pretendem votar em branco ou nulo somam 5%. Por sua vez, os que não sabem ou não responderam também somam 5% das intenções de votos nas eleições presidenciais.

Agora, o segundo turno está marcado para este domingo, com a votação entre 8h e 17h, pelo horário de Brasília. Antes, o primeiro turno aconteceu no dia 2 de outubro, ou seja, menos de um mês antes.

Números da pesquisa

Essa pesquisa da Genial Quaest ouviu 2.000 pessoas de forma presencial entre os dias 23 de outubro e 25 de outubro, segundo os dados divulgados pelo instituto. Além disso, o nível de confiança do levantamento é de 95%. Isso significa que, a cada 100 pesquisas feitas pela Quaest, 95 estão com o resultado correto.

Eleições: Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro, diz pesquisa Quaest Genial. Foto: Canva
Eleições: Lula tem 53% contra 47% de Bolsonaro, diz pesquisa Quaest Genial. Foto: Canva

Ainda segundo o instituto, a pesquisa foi devidamente registrada no TSE. Além disso, o custo total ficou em R$ 112.865,23.

Atualmente, a Quaest, que surgiu em Minas Gerais, faz pesquisas em todo o país. Até 2020, fazia levantamentos apenas no território mineiro.

Outras informações

Quem for eleito no domingo, vai assumir a presidência da República no dia 1º de janeiro. Assim, terá quatro anos de mandato e, se não estiver no segundo, poderá ter a opção de concorrer à reeleição.

Além disso, o segundo turno das eleições em 2022 ainda terá a escolha de governadores em 12 estados que não definiram no primeiro turno. Eles também assumem em 1º de janeiro, com mandato para quatro anos.

Por fim, mais oito prefeituras brasileiras também terão, juntas, as eleições neste domingo. Isso porque, nestas cidades, os prefeitos e vices foram cassados, perderam os mandatos e um novo pleito acontece. Assim, que assumir, fica dois anos no cargo, até 2024, quando tem nova eleição.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo