Alerta

BPC vale apenas para idosos? Confira como funciona

Se você já ouviu falar sobre o Benefício de Prestação Continuada, com certeza deve ter se perguntado se ele é destinado apenas para os idosos. Afinal, essa é uma das informações mais difundidas quando se trata desse benefício social. Mas será que é realmente verdade?

De acordo com o Diário SP, o BPC é um benefício destinado a pessoas idosas ou com deficiência que não possuem meios para garantir o próprio sustento ou de sua família. Ou seja, o benefício não é exclusivo para os idosos, mas sim para pessoas com deficiência que se enquadrem nos critérios necessários.

Quem tem direito ao BPC?

Para ter direito ao BPC, é preciso se enquadrar em alguns critérios estabelecidos pelo governo. O primeiro deles é a idade: ter mais de 65 anos. No caso de pessoas com deficiência, não há idade mínima, mas é necessário que a deficiência seja comprovada por meio de perícia médica.

Além disso, é preciso comprovar que a renda familiar per capita é inferior a um quarto do salário mínimo. Ou seja, se uma família com quatro pessoas tiver uma renda mensal total de R$ 1.500, cada membro terá uma renda per capita de R$ 375, o que é inferior a um quarto do salário mínimo atual.

Vale destacar que, para requerer o BPC, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para finalizar, é importante destacar que o BPC é um benefício social muito importante para garantir o sustento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Se você acredita que tem direito a esse benefício, não deixe de buscar mais informações e fazer o seu requerimento.

Não se esqueça de verificar se você se enquadra nos critérios estabelecidos pelo governo e de providenciar a documentação necessária para comprovar a sua situação. Para sabe mais, veja o site Diariosp.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo