Notícias

RealTime Big Data: Eduardo Leite e Onix Lorenzoni tecnicamente empatados no Rio Grande do Sul; confira

São José dos Campos-SP, 21 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Eduardo Leite (PSDB) tem 51% dos votos contra 49% de Onyx Lorenzoni (PL) na corrida eleitoral do Rio Grande do Sul. Assim, eles estão tecnicamente empatados, segundo os dados divulgados pela pesquisa RealTime Big Data, sob encomenda da Rede Brasil de Televisão.

Segundo a RealTime Big Data, a margem de erros entre os candidatos é de três pontos percentuais. E isso vale tanto para mais quanto para menos e faz parte do regulamento de todas as pesquisas eleitorais, onde as margens podem também variar.

No entanto, esses números de 51% a 49% se referem aos votos válidos da RealTime Big Data. E isso é o que vale para o resultado final divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para definir o vencedor. Agora, o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Votos estimulados no RealTime Big Data

Mas a pesquisa também divulgou os votos estimulados, contabilizando brancos/nulos e indecisos. Neste caso, Eduardo Leite está com 46%, contra 45% de Onyx Lorenzoni. Desse modo, também seguem dentro daquela margem de erros.

Enquanto isso, os votos em branco e nulos somam 4% do total. Por sua vez, outros 5% dos eleitores entrevistados não sabem em quem votar ou não quiseram responder ao levantamento.

RealTime Big Data: Eduardo Leite e Onix Lorenzoni tecnicamente empatados no Rio Grande do Sul; confira. Foto: Canva
RealTime Big Data: Eduardo Leite e Onix Lorenzoni tecnicamente empatados no Rio Grande do Sul; confira. Foto: Canva

Segundo a RealTime Big Data, a pesquisa consultou 1.000 eleitores, todos acima dos 16 anos. Além disso, o levantamento aconteceu durante dois dias, entre 18 e 19 de outubro, nas principais cidades do Rio Grande do Sul.

Ainda segundo o instituto, o grau de confiança da pesquisa é de 95%. Ou seja, a cada 100 levantamento, 95 têm o resultado correto. Essa pesquisa do RealTime Big Data também foi devidamente registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Quando acontece o segundo turno

Agora, o segundo turno das eleições para governador do Rio Grande do Sul acontece no dia 30 de outubro. A votação será entre às 8h e 17h, em todos os colégios eleitorais. Além disso, este ano não é mais permitido ligar o celular dentro da seção e também não pode mais fazer fotos no local.

Antes do segundo turno das eleições, o RealTime Big Data deverá divulgar mais uma ou duas pesquisas para governador. Assim com esse instituto, outros também devem fazer o mesmo.

No Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), até por já ter sido ministro dele. Por sua vez, Eduardo Leite, que é tucano, deverá ter o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Aliás, Lula e Bolsonaro também estão na disputa do segundo turno das eleições presidenciais, que acontecem no mesmo dia. O instituto Data também vem fazendo pesquisas para o cargo majoritário.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo