Dinheiro

Como criar uma reserva de emergência? [GUIA COMPLETO]

Paulo Afonso, 14 de setembro de 2022, por Gabriele de Paula – A reserva de emergência, como o próprio nome sugere, é o dinheiro que você resguarda para ser utilizado em casos de emergência. Por isso, ela é de extrema importância para um bom planejamento financeiro, além de ser o primeiro passo rumo aos investimentos.

Todas as pessoas deveriam fazer uma reserva de emergência, independente da sua renda. Isso porque ela é uma espécie de seguro contra os imprevistos financeiros que sempre surgem na vida. Para te ajudar no desafio, nós do Diário Superpix, criamos este guia completo e fácil que irá te ajudar a montar a sua reserva. Confira agora!

Como fazer uma reserva de emergência?

Em primeiro lugar, é importante entender como você deve utilizar a reserva. Ela não deve ser utilizada para coisas não essenciais, mas sim, para quando surgir imprevistos que afetam o seu planejamento financeiro. Confira alguns exemplos:

  • Desemprego;
  • Gastos com saúde;
  • Reparos urgentes na casa ou no veículo;
  • Emergências do seu bichinho de estimação;
  • Despesas que não estavam previstas no orçamento.

Por isso, você deve ter um valor consideravelmente confortável para a sua reserva de emergência. No entanto, ela não é construída da noite para o dia. Mas sim, poupando todo mês uma quantia dos seus rendimentos.

Não espere sobrar dinheiro para a sua reserva de emergência, mas faça dela uma prioridade. Sempre que receber os seus rendimentos, separe em primeiro lugar o valor destinado para a sua reserva.

Não existe um valor específico a ser poupado por todas as pessoas. Mas existe o valor ideal para você. O mais importante é não deixar de guardar a quantia determinada todos os meses e repor o mais rápido possível sempre que precisar utilizar a sua reserva.

Quanto deve ser a reserva de emergência?

O valor da reserva de emergência deve ser o suficiente para te dar segurança em casos de imprevisto. Especialistas afirmam que o valor mínimo ideal deve ser de 6 vezes o seu custo de vida mensal.

Ou seja, se você gasta R$2 mil por mês, a sua reserva deverá ser de R$12mil. Assim, você poderá manter o mesmo estilo de vida durante 6 meses caso perca o emprego, por exemplo.

Outro ponto a ser observado para o valor da sua reserva é a estabilidade do seu emprego. Quanto menor for a estabilidade do seu trabalho e das suas despesas, maior será a reserva de emergência necessária para te manter seguro de imprevistos.

Onde guardar a reserva de emergência?

Esta é uma das perguntas mais importantes para você montar a sua reserva de emergência. Segundo o Blog Toro Investimentos, em junho deste ano, o ideal é não manter a sua reserva na conta que você utiliza para pagar as contas do dia a dia, pois a tentação de utilizá-la será muito grande.

Como criar uma reserva de emergência? [GUIA COMPLETO] - Reprodução Blog Toro Investimentos
Como criar uma reserva de emergência? [GUIA COMPLETO] – Reprodução Blog Toro Investimentos
Além disso, outro fator muito importante é a liquidez, que deve ser diária. Isso porque um imprevisto não avisa quando vai chegar. Por isso, caso precise da sua reserva, você precisará do dinheiro disponível no mesmo instante.

Além da liquidez, a segurança também é muito importante. Você precisa de um investimento altamente seguro (recomenda-se que tenha a segurança do FGC) e que tenha rendimento acima da inflação para não perder o poder de compra ao longo do tempo.

Por isso, excelentes opções são os investimentos de renda fixa, tesouro Selic e CDB’s que tenham rendimento de, pelo menos, 100% do CDI.

Gabriele De Paula

Paulista de nascimento e baiana de coração. Escrever é um hobby que se tornou o meu principal trabalho. Desde 2020, criadora de conteúdo para artigos e notícias em geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo