Notícias

Eleições: Lula lidera entre quem ganha até 1 salário mínimo e Bolsonaro entre quem ganha mais; veja pesquisa Ipec

São José dos Campos-SP, 24 de outubro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto entre as pessoas de mais baixa renda, enquanto Jair Bolsonaro (PL) leva vantagem nas eleições entre as pessoas de rendas mais altas. Isso é o que mostra o estrato da pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (24) sobre o segundo turno das eleições presidenciais.

Então, Lula tem 63% entre os que ganham até um salário mínimo, contra 30% de Bolsonaro. Outros 4% disseram que vão votar em branco ou nulo, enquanto 3% não sabem ou não responderam.

Neste caso, a margem de erros é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Além disso, o Ipec ouviu 3.008 pessoas entre os dias 22 e 24 de outubro, em 183 cidades Brasileiras. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Eleições: Lula na frente entre 1 e 2 salários

Além disso, para quem tem renda entre 1 e 2 salários mínimos, Lula também lidera no segundo turno. Assim, o petista tem 54% das intenções de votos nas eleições, contra 29% de Bolsonaro, enquanto outros 4% vão votar em branco e nulo, com 2% de indecisos ou que não quiseram responder.

Agora, quando a renda fica entre 2 e 5 salários mínimos, o atual presidente da República já está em vantagem. Neste caso, Bolsonaro tem 54% das intenções de votos, contra 40% de Lula. Além disso, outros 4% disseram que vão voltar em branco ou nulo, enquanto outros 2% não sabem ou não responderam.

Eleições: Lula lidera entre quem ganha até 1 salário mínimo e Bolsonaro entre quem ganha mais; veja pesquisa Ipec. Foto: Canva
Eleições: Lula lidera entre quem ganha até 1 salário mínimo e Bolsonaro entre quem ganha mais; veja pesquisa Ipec. Foto: Canva

Em seguida, quando a pergunta é para quem ganha acima de cinco salários mínimos, Bolsonaro tem 59% das intenções de votos, contra 34% de Lula no segundo turno das eleições presidenciais. Outros 6% vão votar em branco ou nulo, enquanto 2% disseram que não sabem ou não quiseram responder.

Regiões do país

Por regiões, Lula leva maior vantagem no Nordeste, onde tem 67% das intenções de votos, contra 26% de Bolsonaro. Outros 5% disseram que vão votar em branco ou nulo nas eleições, enquanto 2% não sabem ou não responderam.

Já nas regiões Norte e Centro Oeste há empate técnico com vantagem para Bolsonaro. Isso porque o presidente tem 48% das intenções de votos, contra 46% de Lula. Mas 4% disseram que votam em branco ou nulo, enquanto 2% não sabem ou não responderam.

Depois, no Sudeste, Bolsonaro está acima da margem de erro em primeiro, com 49% das intenções de votos, contra 44% do petista, segundo o Ipec. Outros 4% vão votar em branco ou nulo e 3% não sabem ou não responderam.

Por fim, Bolsonaro lidera a pesquisa sobre as eleições na região Sul, onde conta com 53% das intenções de votos, contra 38% de Lula. Outros 6% vão votar em branco ou nulo e 4% não sabem ou não responderam ao levantamento do Ipec.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo