Alerta

Saiba como aumentar a restituição do IR com dedução de saúde

Se você é como a maioria dos brasileiros, a saúde é uma das principais preocupações no orçamento familiar. Infelizmente, consultas, exames e tratamentos médicos podem ser muito caros e pesar no bolso, mas há uma boa notícia: é possível abater alguns gastos com saúde no imposto de renda. Neste artigo, vamos explicar como isso funciona e quais despesas podem ser deduzidas.

Abatendo gastos com saúde no imposto de renda

Para começar, é importante saber que nem todas as despesas com saúde podem ser deduzidas no imposto de renda. Segundo a Receita Federal, apenas gastos com consultas médicas, exames, internações, planos de saúde e alguns procedimentos terapêuticos podem ser abatidos. É importante ressaltar que despesas estéticas e medicamentos que não sejam prescritos por um médico não são dedutíveis.

Além disso, é preciso ter cuidado ao reunir a documentação necessária para realizar a dedução. Todos os recibos e notas fiscais devem estar em nome do contribuinte ou de seus dependentes, e é necessário comprovar o pagamento dos serviços. Também é importante lembrar que, caso o contribuinte utilize o plano de saúde empresarial, apenas as despesas pagas pelo próprio contribuinte podem ser deduzidas.

Destaque:

  • “todos os recibos e notas fiscais”
  • “em nome do contribuinte ou de seus dependentes”
  • “é necessário comprovar o pagamento dos serviços”
  • “plano de saúde empresarial”
  • “apenas as despesas pagas pelo próprio contribuinte”

Para finalizar, é preciso ressaltar a importância de consultar um contador ou especialista em imposto de renda para garantir que todas as informações e documentos estejam corretos e em conformidade com a legislação. Com as deduções de gastos com saúde no imposto de renda, é possível economizar e manter a saúde financeira em dia. Veja mais no site Diariosp sobre outros assuntos de economia.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo