Dinheiro

Você sabe como deve ser feita a declaração anual do imposto de renda? Aprenda nesse artigo

Recife, 28 de setembro, por Guilherme Lopes — É muito comum encontrar pessoas que ficam completamente perdidas quando o assunto é declarar o imposto de renda, o que faz com que muitas pessoas caiam na malha fina. Por isso, se você deseja aprender de uma vez por todas como declarar o imposto de renda corretamente, saiba que você veio ao lugar certo.

Então, separe um papel e uma caneta para anotar cada informação que será apresentada nesse artigo. Pois a sonegação parcial ou total na declaração anual do IR consiste em um crime fiscal punível com 6 meses á 2 anos de prisão. Além de uma multa que consiste em 10 vezes o valor do tributo sonegado.

O que é o imposto de renda?

Em primeiro lugar, é preciso explicar o que é o imposto de renda e como ele funciona para, só então, falarmos a respeito da sua declaração. Basicamente, esse tributo é um imposto onde porcentagem da sua renda vai para o governo.

A declaração desse imposto deve ser realizada anualmente e é muito importante que seja realizada da forma correta, para que você não caia na malha fina, que é basicamente quando a declaração passa por análises cuidadosas.

Essas análises são feitas quando existe alguma informação errada na declaração ou, até mesmo, quando existem suspeitas de fraudes. Como foi dito anteriormente, sonegar parcialmente ou totalmente esse imposto é um crime fiscal.

Por isso, ter cuidado na hora de declarar esse imposto é muito importante, para não acabar tendo problemas com a lei. Agora que já deixamos isso claro, confira a seguir como deve ser feita a declaração. Lembrando que tomamos como base para esse artigo a matéria do G1, publicada em março de 2022.

Você sabe como deve ser feita a declaração anual do imposto de renda? Aprenda nesse artigo. Fonte: G1
Você sabe como deve ser feita a declaração anual do imposto de renda? Aprenda nesse artigo. Fonte: G1

Como fazer a declaração anual corretamente?

Mas, afinal, como deve ser realizada a declaração anual do imposto de renda? Primeiramente, é preciso entender quem precisa fazer a declaração. Segundo a lei, quem recebeu ao longo do ano um total de R$28.559,70 em rendimentos tributáveis devem fazer a declaração.

Assim como aqueles que receberam R$ 40.000,00 em rendimentos não tributáveis. Por isso, se você se enquadra em algum dos grupos citados, você precisará fazer a declaração anual do imposto de renda.

Agora que já explicamos quem deve fazer a declaração, mostraremos a seguir como esse imposto deve ser declarado. Basicamente, é preciso declarar as seguintes instruções: rendimentos tributáveis e não tributáveis do ano anterior e bens móveis e também imóveis que estão em seu nome. Além do saldo em conta e também o dinheiro que está investido em aplicações. Simples, não acha? Por fim, se você deseja aprender mais sobre finanças, então não deixe de conferir os demais artigos no blog DIÁRIO SUPERPIX.

Guilherme Lopes

Guilherme Emanoel Lopes da Silva, redator freelancer com experiência escrevendo artigos a respeito de finanças, com foco no tema de empreendimentos e investimentos. Tenho como principal objetivo introduzir de maneira simples e dinâmica a educação financeira no dia a dia de pessoas que nunca estudaram sobre isso antes, e procuram uma forma de começar a estudar sobre finanças, busco atingir principalmente adolescentes que buscam um meio de entrar no mercado de trabalho e se preparar para o futuro, porém não sabem por onde começar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo