Notícias

Realidade virtual: confira como aproveitar bem a tecnologia e tirar algumas vantagens

São José dos Campos-SP, quinta-feira, 9 de março de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – A realidade virtual é uma tecnologia que surgiu há poucos anos no mundo e, até agora, é pouco conhecida de muita gente. Além disso, entre os que conhecem, muitos colocam em xeque se ela não vai substituir ainda mais o trabalho humano e deixar as pessoas mais robotizadas.

No entanto, o fato é que a realidade virtual também tem algumas características e vantagens que podemos colocar em prática. Assim, para quem ainda tem dúvida sobre a realidade virtual, neste post vamos falar um pouco sobre o lado positivo desta nova tecnologia.

Quais os objetivos da realidade virtual?

Realidade virtual: confira como aproveitar bem a tecnologia e tirar algumas vantagens. Foto: Pixabay
Realidade virtual: confira como aproveitar bem a tecnologia e tirar algumas vantagens. Foto: Pixabay

Primeiramente, precisamos ter a noção de quais são os objetivos dessa nova tecnologia e entender para o que realmente serve. Por exemplo, ela surgiu basicamente para projetar em um ambiente digital, em tempo real, alguns elementos do mundo físico.

Assim, se trata do metaverso, que vem crescendo e despertando muita curiosidade. Desta maneira, também é a hora de saber tirar proveito da tecnologia a favor da humanidade, sem prejuízo.

Por exemplo, é possível ficar imerso em um ambiente virtual, que parece real, mas sem correr nenhum tipo de perigo. Inclusive, isso já é algo que se usa no mundo do vídeo game e não chega a ser tão novidade.

Para isso, basta usar os óculos específicos, que ajudam a compreender melhor o ambiente. Então, é uma oportunidade deter uma diversão mais real naquele espaço.

Aliás, em alguns casos, se usa a realidade virtual também na educação e é algo que já vem ganhando espaço. Desta maneira, segundo muitos especialistas na área, essa tecnologia melhora o aprendizado e até mesmo a capacidade cognitiva da criança.

Isso tudo por conta da grande semelhança com os ambientes reais que vivemos no dia a dia. Assim, a realidade virtual vem chegando em diversos setores da sociedade.

Qual é a importância dela?

Por exemplo, o sistema pode até mesmo ajudar a salvar vidas. Afinal de contas, essa tecnologia já chegou à medicina e é uma oportunidade simular muitos tratamentos e atendimentos.

No entanto, como mostra uma reportagem do jornal Folha de S. Paulo, no dia 8 de julho de 2022 e assinada pela jornalista Catarina Ferreira, isso não substitui o contato humano.

Realidade virtual: confira como aproveitar bem a tecnologia e tirar algumas vantagens
Realidade virtual: confira como aproveitar bem a tecnologia e tirar algumas vantagens

Inclusive, nesta reportagem, se aborda a questão do modelo em 3D de um corpo humano, o que é uma boa simulação de aulas de anatomia. Então, se torna protagonista também no campo da saúde.

Por fim, o blogue Diariosp segue acompanhando de perto todas as novidades do mundo da tecnologia. Inclusive, da realidade virtual, que cada vez mais está presente na sociedade mundial.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo