Dinheiro

Score e CPF negativado: saiba aqui como regularizar e aumentar a pontuação

Belo Horizonte, quinta-feira, 24 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – A maioria dos serviços financeiros prestados por bancos e instituições financeiras começa com uma consulta ao score de crédito do município-alvo. Por isso, em muitas situações, o ponto de vista é importante na decisão de conceder um financiamento ou uma venda, por exemplo.

Por isso, é fundamental que você regularize seu CPF o quanto antes para evitar ser penalizado caso seu nome esteja listado como suspenso em algum órgão de proteção ao crédito como Serasa ou SPC. Para maiores detalhes confira esta matéria produzida pelo nosso Blog.

O que é score do CPF?

A pontuação é uma classificação dada por organizações que protegem o crédito ao consumidor. Essas organizações usam uma variedade de técnicas e mecanismos para determinar a probabilidade de um consumidor se tornar insolvente.

Nesse caso, são utilizadas informações como renda média mensal do município, gastos mensais e posição em disputas. Tais recursos podem possibilitar ao consumidor obter o financiamento que deseja.

É vital observar que o valor do ponto pode variar de 1 a 1.000. Portanto, a probabilidade de um consumidor se tornar desinformado diminui com o aumento da pontuação. Assim, as classificações variam de “ruim”, de 0 a 300 a muito bom de 701 a 1000:

  • De 0 a 300 – baixo – Por ser considerado um “mal pagador” dificilmente a pessoa conseguirá contratar serviços financeiros, e quando conseguir contará com altos juros.
  • De 301 a 500 – regular – Neste caso, já é possível conseguir algumas ofertas com juros intermediários, por apresentar um risco de inadimplência médio.
  • De 501 a 700 – bom – Nesta situação, o risco de não pagamento da dívida é baixo, de modo que é mais fácil encontrar ofertas com juros baixos, além de, geralmente, contar com limites mais altos no cartão de crédito.
  • De 701 a 1000 – muito bom – Aqui o risco de inadimplência é praticamente nulo, logo é possível encontrar excelentes ofertas, e até mesmo cartões sem limites.

Como o mercado faz a medição do score do CPF?

Primeiro, a pontuação de uma pessoa deve ser determinada levando em consideração alguns fatores. Além disso, esses aspectos estão ligados às atitudes e comportamentos financeiros da pessoa em análise, especificamente:

  • Frequência de consultas ao score;
  • Consultas para serviço de crédito;
  • Dados cadastrais atualizados;
  • Dívidas em aberto;
  • Histórico de dívidas;
  • Pagamento de crédito;
  • Relacionamento financeiro com empresas;
  • Entre outros.

Como renegociar as dívidas e com isso melhorar a pontuação?

Primeiramente, o consumidor deve pagar a dívida aberta que lhe foi constituída nessa circunstância para limpar seu nome e retirar a restrição do CPF. Ou seja, o pagamento pode ser feito por meio de contrato com a empresa insolvente ou apenas quitando a dívida diretamente.

No entanto, a Serasa continua divulgando o Feiro Limpa Nome, que possibilita ao consumidor fechar acordos com descontos de até 99% no valor total da dívida. No geral, um devedor pode dividir suas dívidas em até 12 vezes.

Então, para aproveitar ao máximo a campanha, basta confirmar que a instituição de confiança é uma das participantes. Portanto, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site da Serasa antes de qualquer coisa.
  • Como início, informe seu CPF e senha (caso seja seu primeiro acesso, crie uma senha);
  • Além disso, tire suas dúvidas abertamente e considere as opções de negociação disponíveis;
  • Escolha a forma de pagamento (à vista ou parcelado), de acordo com uma das opções;
  • Finalmente, tudo o que é necessário para concluir o pagamento é emitir o bilhete.

A fim de se confirmar as informações mencionadas acima, você pode conferir a reportagem produzida pela equipe de jornalismo do G1, do dia 08/11, clicando aqui.

CPF negativado: saiba aqui como regularizar e aumentar o seu score
Score e CPF negativado: saiba aqui como regularizar e aumentar a pontuação – G1

Por fim, as dívidas e o nome negativado é um problema de nada mais nada menos que 64 milhões de brasileiros, conhecer como funciona as métricas do score do CPF é fundamental dentro do sistema. Portanto, se você tem o CPF negativado, não desanime, siga as instruções acima e reestabeleça seu nome. Por ora, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo