Agro

Procurando presente para o Dia das Mães? Descubra o significado das rosas por trás de cada cor

Conheça o simbolismo e ofereça a quem mereça

Belo Horizonte, sexta-feira, 12 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Você está pensando em dar uma rosa a alguém? Que tal presentear sua mãe no Dia das Mães com um buquê? Essas flores estão, sem dúvida, entre as mais belas, românticas e usadas como presentes na intenção de expressar diversos tipos de sentimentos. Mas, qual é realmente o significado das rosas?

Existem cores diferentes, e cada uma delas pode ser interpretada de maneiras variadas. Portanto, se você está em dúvida, precisará saber o significado das rosas e acertar na hora de expressar seus sentimentos.

Qual é o significado das rosas?

Não quer errar no presente? Resolveu dar rosas para a sua mãe no Dia das Mães? Veja qual é a cor certa para cada emoção a expressar.

Rosas vermelhas

As rosas vermelhas são as mais comuns e mais conhecidas em todo o mundo. Este tipo de flor sempre foi considerado um símbolo de amor, paixão, beleza e respeito. Na maioria das vezes é um presente para um casal, pois é uma cor apaixonante e emocionante, que demonstra amor. Por isso, são frequentes como presentes para felicitar uma data importante, como um aniversário ou o Dia dos Namorados.

Rosas cor-de-rosa

As rosas cor-de-rosa também são muito frequentes e muitas pessoas gostam delas por serem de uma cor muito viva e alegre. Dar uma flor dessa tonalidade pode ter várias interpretações, por exemplo, o significado principal de apreço, admiração, gratidão, simpatia e confiança.

Da mesma forma, nesta cor, essas flores também simbolizam a ausência do mal, estão ligadas à inocência e transmitem uma atitude positiva. Acredita-se que quanto mais intensa for a cor rosa, mais intensos serão esses sentimentos que você deseja transmitir.

Rosas brancas

Pureza e inocência são os principais traços que essas flores transmitem. Mas, as rosas brancas quando dadas no contexto de um casal, significam que quem está presenteando, deseja uma relação duradoura, estável, sólida e pura.

Também é comum entregá-las a famílias que acabaram de sofrer uma perda, pois podem ter um significado de gratidão, respeito e condolências. Por outro lado, se as dermos a alguém doente, estaremos transmitindo a mensagem de que queremos melhoras.

Rosas amarelas

A cor amarela nas rosas transmite, acima de tudo, um claro sentimento de amizade e alegria. Ao dar flores com esta cor significa que há um desejo de que o relacionamento seja de alegria, energia, satisfação, otimismo e luz. Por isso, são comuns como presentes para amigos que se tornaram especiais em nossas vidas.

Da mesma forma, é muito comum dar rosas amarelas a alguém parabenizando-o por ter conquistado algo importante. Por exemplo, terminar algum nível de estudos, uma promoção no trabalho ou uma meta pessoal importante.

Rosas azuis

As rosas azuis são consideradas flores únicas e extraordinárias, pois são impossíveis de encontrar na natureza. Por isso, significam que quem as recebe é especial, exclusivo, misterioso, único e essencial na vida de quem as presenteou. Existe uma variante que mistura um tom azul intenso com linhas lilás e esta flor realça ainda mais o sentido do misterioso e único.

Rosas - Foto: CANVA
Rosas – Foto: CANVA

Rosas lilás

Uma rosa lilás tem o significado de nobreza e tranquilidade. Da mesma forma, também é interpretada como um símbolo que dá força para combater inseguranças e problemas, um símbolo de superação.

Rosas negras

As rosas negras se relacionam com o amor e a paixão, sendo um símbolo de elegância, beleza, exclusividade, mistério e sedução. Mas, fora desse tipo de contexto que o Diário SP acabou de citar, essas flores escuras podem transmitir mensagens de tristeza, solidão, monotonia, eternidade, separação, noite e até morte.

Rosas laranja

As rosas alaranjadas não são tão comuns como as vermelhas, brancas, amarelas ou cor-de-rosa, mas também são igualmente lindas. Dar um buquê ou uma única flor no tom transmitirá alegria, sucesso, satisfação.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo