Direitos

Qual a melhor maneira de guardar dinheiro? Saiba como organizar por categoria e se surpreenda

São José dos Campos-SP, 2 de novembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – Muitas pessoas têm dificuldades para guardar dinheiro. No entanto, existem diversas técnicas e maneiras de se fazer isso, mesmo sem ser um milionário.

Afinal de contas, mais do que ter dinheiro, saber economizar é um ato de organização e disciplina financeira. Então, aqueles que conseguem ter esse controle, tendem a se saírem melhor no campo financeiro.

Até uma pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), mostra que 69% dos brasileiros têm dificuldades em guardar dinheiro. No entanto, há maneiras de melhorar isso e o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Qual a melhor maneira de guardar dinheiro?

Agora, uma das maneiras de conseguir guardar dinheiro e ter uma organização melhor é separando por categorias. Desta maneira, vai conseguir separar o que precisa para diversos objetivos.

Por exemplo, se quiser guardar dinheiro para uma viagem e outro dinheiro para comprar um carro, vá separando em contas diferentes. Mas, atualmente, alguns bancos, principalmente os digitais, já possuem mecanismos de guardar dinheiro.

No momento, o Nubank é dos que oferece o serviço, com a ‘caixinha’, que também rende mais que a caderneta de poupança. Inclusive, neste banco, que não cobra taxa de manutenção de contas, é possível abrir mais de uma caixinha. Então, fica mais fácil para setorizar o planejamento.

Inclusive, um artigo publicado pela CEO da empresa NOH, Ana Zucato, no portal de notícias CNN nesta última terça-feira (1), fala justamente sobre isso. Segundo ela, separar o dinheiro por categorias é uma das melhores maneiras de poupar.

Qual a melhor maneira de guardar dinheiro? Saiba como organizar por categoria e se surpreenda. Foto: Reprodução
Qual a melhor maneira de guardar dinheiro? Saiba como organizar por categoria e se surpreenda. Foto: Reprodução

Como guardar dinheiro todos os meses?

Primeiramente, para conseguir guardar dinheiro e fazer a ‘caixinha’, ou outro nome, tem que estabelecer metas. Deste modo, o ideal é saber o quanto ganhar e o quanto gasta todos os meses.

Portanto, sempre anote em uma agenda ou em um bloco de notas no computador, todas as suas despesas. Isso vai ajudar a organizar as contas e, mais que isso, também vai saber o que está gastando demais para, eventualmente, cortar o que for supérfluo.

Assim, poderá começar a guardar por categoria. Um exemplo é, todo mês, separar R$ 100 para comprar o carro e R$ 50 para fazer a viagem dos sonhos.

Desse modo, mesmo que o valor seja aparentemente pouco, já vai ser um começo. No caso de quem quer comprar um carro, nem sempre precisa pagar à vista, pois, tem a opção de dar uma entrada e financiar o restante.

Por isso, esse recurso organizacional de separar por categorias é uma arma das mais importantes. No entanto, para aqueles já habituados a guardar dinheiro e a economizar, essa tarefa se torna mais fácil. Então, a possibilidade de atingir as metas estabelecidas são maiores.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo