Dinheiro

Real Digital é criptomoeda? Aprenda como funciona e o que vai mudar na economia do Brasil

São José dos Campos-SP, 11 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O governo brasileiro vai lançar, no primeiro semestre do ano que vem, o Real Digital. Isto é, o Brasil vai passar também a ter uma moeda digital.

Entretanto, esse dinheiro não é uma criptomoeda. Isso porque ele vai ter a mesma cotação do Real convencional. Além disso, poderá até mesmo ser trocado pro moeda física, com o mesmo valor.

Então, no caso de uma criptomoeda, ela tem uma cotação própria, onde os valores podem variar durante o dia, igual o mercado de ações. Já no caso do Real Digital, será uma situação diferente. E o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Oque é Real Digital?

O Real Digital é uma moeda que será emitida diretamente pelo Banco Central do Brasil. Portanto, como já dito anteriormente, é uma moeda que vai ser usada de forma virtual, mas com os mesmos valores do Real convencional.

Inclusive, quem vai intermediar a distribuição desta moeda virtual são os próprios bancos, assim como já acontece hoje. Inclusive, também poderá ter distribuição de outras instituições financeiras devidamente credenciadas pelo Banco Central.

Real Digital é criptomoeda? Aprenda como funciona e o que vai mudar na economia do Brasil. Foto: Canva
Real Digital é criptomoeda? Aprenda como funciona e o que vai mudar na economia do Brasil. Foto: Canva

 

Além disso, tem a questão jurídica e cibernética, já que essa moeda também conta com um sistema de segurança definido. Segundo o Banco Central, o novo Real vai atuar em uma rede nomeada Web3. Por lá, vão acontecer todas as transações de forma segura.

Como funciona o Real Digital e o que muda?

Uma reportagem publicada pelo portal de notícias G1 e assinada pelo jornalista Alexandro Martello, no dia 4 de setembro de 2022, mostra que a moeda virtual poderá baratear os custos das operações bancárias.

Durante a reportagem, o Banco Central explica que a moeda não terá nenhum rendimento extra, apenas será uma versão digital da moeda já existente. E a ideia é garantir maior inclusão digital nos próximos tempos.

Outra questão importante sobre o Real Digital é que ele não valerá como meio de empréstimo dos bancos a outros clientes. Ao contrário do que acontece com a moeda física, que colocamos na caderneta de poupança, por exemplo.

Até porque o Real Digital não vai ter um rendimento extra e a cotação será exatamente a mesma da moeda física. Apenas será um método virtual.

O Real digital já foi lançado no Brasil?

Por fim, esse é um projeto-piloto que ainda não lançou no Brasil. Essa moeda está prevista para chegar no segundo semestre do ano que vem. Isso porque o Banco Central ainda trabalha nos processos de detalhamento do novo produto.

Por isso, o Real Digital já é um plano concreto, vai existir no mercado brasileiro e vai surgir em 2023. Enquanto isso, fica a expectativa de um produto que promete baratear as transações bancárias.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo