Direitos

Semana de quatro dias é possível? Mais de 70% dos trabalhadores brasileiros aprovam esse modelo

São José do Rio Preto, 14 de novembro de 2022, por Sérgio Carrieri – A Semana de quatro dias já é motivo de estudos no mundo todo. Especialistas em dinâmicas trabalhistas enumeram uma série de benefícios promovidos por esse modelo de jornada. Como, por exemplo, a melhora no bem-estar dos funcionários e retenção de talentos.

Dessa forma, o Diário Superpix vem trazer mais detalhes sobre esse estudo realizado em diferentes partes do mundo e da América Latina. Ainda mais por ser um assunto que interessa a muita gente que dedica grande parte da vida á um plano de carreira. E que, na maioria das vezes, pode ser um processo bem estressante.

Semana de quatro dias no Brasil é possível?

A princípio, é possível do ponto vista social a implantação no país da Semana de quatro dias de trabalho. Além disso, uma recente pesquisa realizada pelo Grupo WeWork juntamente com a Page Outsourcing, confirmou o interesse do brasileiro. Segundo dados do levantamento, 72% dos entrevistados aprovam a implantação desse modelo.

Esse modelo de expediente reduzido foi testado também em 73 empresas no Reino Unido e o resultado foi bem semelhante ao encontrado aqui. Por lá, foram entrevistados mais de 3.300 trabalhadores e empresários com aprovação superior a 80%. Conforme destacado no artigo publicado em 24 de setembro, no Portal InfoMoney.

Semana de quatro dias é possível. Mais de 70% dos trabalhadores brasileiros aprovam esse modelo - Reprodução InfoMoney
Semana de quatro dias é possível. Mais de 70% dos trabalhadores brasileiros aprovam esse modelo – Reprodução InfoMoney

Semana de quatro dias é o futuro do trabalho?

É difícil prever quando a Semana de trabalho poderá se tornar uma realidade no Brasil, ainda mais com a escassez de bons empregos no país. Porém, é inegável o impacto nos hábitos do trabalhador que a Pandemia de Covid-19 provocou. Além isso, a popularização do home-office muito provavelmente é uma mudança que veio para ficar.

Outro fator importante é o investimento crescente das empresas em meios de conexão para seus funcionários e em espaços cada vez mais descentralizados. Onde os colaboradores podem trabalhar cada vez mais distantes de seus escritórios. Contudo, essa não é a realidade da maioria dos trabalhadores pelo mundo, como da indústria e comércio.

Como funciona a Semana de quatro dias?

O conceito de funcionamento da Semana de quatro dias de trabalho é baseado num modelo bem conhecido no mundo corporativo. Especialistas classificam essa jornada de expediente como 100-80-100. Ou seja, o trabalhador recebe 100% do salário, trabalha 80% do tempo e se compromete a entregar 100% de produtividade.

Ainda de acordo com a pesquisa da WeWork no país, mais de 73% dos trabalhadores afirmam acreditar num ganho importante para a saúde e qualidade de vida. Enfim, toda mudança cuja finalidade seja promover o bem-estar da sociedade é sempre bem-vinda. Afinal, quem não gostaria de ter mais tempo de se cuidar e estar com a família?

Sergio Carrieri

Nascido em São Paulo, familiarizado com a correria frenética e barulho desde muito jovem e morando atualmente na quente, mas linda São José do Rio Preto. Pós Graduado em 2005 em Administração pela Universidade Nove de Julho em SP, mais de 10 anos de experiência na área de tecnologia bancária e mais de 12 anos como trader, ex-empresário, redator, investidor imobiliário e praticante amador de tênis de mesa. Casado, viajante e amante de motociclismo, sempre me preparando para a próxima aventura, já que a vida é curta e passa rápido!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo