Direitos

Mudanças no Auxílio-Doença do INSS; aumento das doenças da lista começa a valer em outubro, confira

Paraipaba, 28 de setembro, por Nonato Vieira ― Os brasileiros que contribuem com o INSS terão mais facilidade de acesso aos benefícios do órgão. Com efeito, a instituição acrescentou duas novas doenças à sua lista de patologias que dão direito ao auxílio. Outrossim, as mudanças no Auxílio-doença do INSS também alteraram as regras da perícia para concessão do benefício.

O motivo das mudanças é a grande lista de espera para a realização de perícias, a exemplo do que aconteceu durante o período da pandemia. Por outro lado, a inclusão de doenças na lista faz parte do programa de atualização do benefício, que deve ocorrer a cada três anos.

O que é o Auxílio por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)

O Auxílio por Incapacidade Temporária, que a população conhece como Auxílio-doença, é um benefício que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), concede aos segurados que atendem ao regulamento do programa.

Desse modo, o órgão criou uma lista que autoriza o benefício independentemente do número de contribuições. Aliás, foi essa lista de doenças que sofreu alterações com as mudanças no Auxílio-doença do INSS. As demais doenças precisam cumprir uma carência para que possam conceder o benefício. O site Infomoney publicou uma matéria sobre isso dia 27 desse mês.

Outras duas exceções que eliminam a carência é a ocorrência de algum acidente, quer de trabalho, quer de qualquer outra categoria, bem como alguma doença decorrente da atividade profissional. Além disso, o valor do benefício varia conforme o valor das contribuições.

INSS inclui mais duas doenças na lista de isenção de carência - fonte, Infomoney
INSS inclui mais duas doenças na lista de isenção de carência – fonte: Infomoney

Quais foram as mudanças no Auxílio-Doença do INSS

Em primeiro lugar, a lista de 15 doenças que são livres do período de carência de contribuições aumentou para 17. Esse tempo de carência é o mínimo de doze contribuições que a instituição exige para conceder o auxílio. Ne entanto, as doenças que fazem parte da relação oficial ficam isentas da carência.

Nesse sentido, a instituição incluiu o acidente vascular encefálico agudo, assim como o abdome agudo cirúrgico. Portanto, os portadores dessas duas patologias já podem solicitar o benefício, ainda que não tenham contribuído com as doze parcelas.

A outra modificação trata da perícia médica presencial, que deixa de ser obrigatória. De fato, as mudanças no Auxílio-doença do INSS permitem que o benefício seja concedido com base na análise de atestados e laudos médicos, que o segurado pode enviar ao órgão pelo site ou aplicativo da instituição.

Confira as doenças da lista

Com a recente atualização, a relação das patologias passou a conter 17 itens, a saber: tuberculose ativa; hanseníase; transtorno mental grave; câncer; cegueira; paralisia irreversível e incapacitante; cardiopatia grave; doença de Parkinson; espondilite anquilosante; nefropatia grave; Doença de Paget (osteíte deformante); Aids; contaminação por radiação; hepatopatia grave; esclerose múltipla; acidente vascular encefálico agudo e abdome agudo cirúrgico.

Para mais informações que digam respeito às mudanças no Auxílio-doença do INSS, ou outros temas, o site Diário Super Pix conta com diversos artigos. Então, fique à vontade para procurar os que forem do seu interesse.

Nonato Vieira

Natural de Maranguape, uma cidade ao pé de uma serra na região metropolitana de Fortaleza, atualmente moro em uma pequena propriedade em Paraipaba, litoral oeste do Ceará. Apaixonado por leitura desde a infância, de tanto ler comecei a escrever cedo e não pretendo parar enquanto neste mundo estiver. Por ter nascido em família de poucos recursos tive poucas oportunidades de estudo, uma vez que tinha mesmo era que trabalhar. Desempenhei diversas funções administrativas em várias empresas no Ceara, Piauí e Tocantins por mais de 40 anos. Ciente de que o conhecimento abre portas me tornei um autodidata, pois assim poderia me dedicar com exclusividade aos assuntos de meu interesse, e na hora que fosse possível. Estudo matemática, geometria, cosmogênese, filosofia, história, ufologia, religiões e língua portuguesa. Além disso, escrevo literatura de cordel, poesia e textos diversos, mas também jogo xadrez e assisto filmes, quando encontro um de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo