Agro

Proteja suas plantas de forma natural: conheça a receita caseira de pesticida com alho e cebola

Dois ingredientes populares no tempero podem salvar sua horta

Belo Horizonte, 13 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – Você sabia que pode aproveitar as propriedades dos alimentos para fazer seus próprios pesticidas? Na verdade, isso está cada vez mais na moda porque permitem proteger jardins e hortas sem agredi-los em nada, nem ao meio ambiente. É o caso do pesticida com alho e cebola!

Existe um grande número de pragas que costumam aparecer em áreas verdes, por isso, resolvemos mostrar como controlá-las usando um pesticida com alho e cebola. Desta forma, você resguardará o bem-estar das suas plantas e, além disso, não contribuirá para o efeito de estufa, protegendo, assim, nosso planeta.

Como fazer o pesticida com alho e cebola

Por que optar por pesticidas naturais? Muito simples: são inofensivos para o meio ambiente. Além disso, também são inofensivos para a nossa saúde. Lembre-se de que, se você tem uma horta em casa, onde cultiva vegetais ou frutas, é mais provável que uma praga a ataque.

O uso de agrotóxicos pode amenizar essa invasão, mas, ao mesmo tempo, também encherá sua alimentação de toxinas e produtos químicos. Esses elementos são totalmente nocivos à saúde. No entanto, se optarmos por fazer pesticidas com ingredientes naturais, poderemos proteger nossas plantações de maneira 100% natural.

Assim, se você aprender com o Diário SP a preparar o próprio agrotóxico, pode cultivar alimentos deliciosos, nutritivos e perfeitos para o corpo. De todas as opções possíveis, fazer uma mistura com alho e cebola é uma ótima alternativa. Isso porque ambos os ingredientes contêm ácidos voláteis que atuam como repelentes naturais contra insetos e pragas invasoras.

A preparação

A seguir, veja como fazer um pesticida com alho e cebola de forma rápida, fácil e, acima de tudo, muito eficaz. Para isso, você precisará reunir os seguintes ingredientes:

  • ¼ cebola grande;
  • ½ cabeça de alho;
  • 1 colher de sopa de sabão branco ralado;
  • 1 litro de água.

A primeira coisa que devemos fazer para preparar o pesticida é cortar o alho e a cebola em pedaços bem finos. Se puder usar um moedor que triture os dois ingredientes o máximo possível será melhor. Depois de pronto, adicione água, sabão ralado e misture tudo até que todos os componentes estejam integrados.

Para obter um produto eficaz, você deve deixar essa mistura descansar por pelo menos 5 dias. E, depois, basta coar o líquido para extrair os restos que possam ter ficado do seu preparo, colocá-lo em um recipiente com spray difusor para que seja facilmente aplicado nas plantas.

O mais recomendado é que você use este pesticida natural uma noite por semana. Assim, continue com este tratamento até ver que a praga foi erradicada.

Proteja suas plantas de forma natural: conheça a receita caseira de pesticida com alho e cebola
Proteja suas plantas de forma natural: conheça a receita caseira de pesticida com alho e cebola – Canva

Quais pragas são combatidas?

O melhor deste pesticida com alho e cebola é que não só o ajudará a combater uma praga, mas também a eliminar um grande número de problemas no seu jardim. Alguns dos que você pode controlar são os seguintes:

  • Pulgões – São insetos que absorvem a seiva das plantas e acabam deformando suas folhas. Eles vêm em cores e tamanhos diferentes e, com o tempo, podem afetar toda a colheita, tornando-a totalmente inutilizável;
  • Mosca-branca – É outra das pragas mais comuns das plantas que você também pode eliminar graças ao pesticida natural. Esse tipo de mosca ataca as folhas e as enche de uma substância pegajosa que pode enfraquecê-las;
  • Formigas – Esses insetos podem prejudicar a saúde das plantas, mas, além disso, também favorecem a multiplicação de pulgões. Portanto, afetam duplamente as plantações;
  • Lagartas – São outros insetos que mais afetam plantas e vegetais e, além disso, são muito prejudiciais porque atacam diretamente as folhas.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo