Agro

Descubra por que o chá de alecrim é a bebida mais saudável que você vai experimentar

A infusão é uma maravilha para várias partes do corpo

Belo Horizonte, 06 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O chá de alecrim se mostra como uma das soluções fitoterápicas mais amplamente reconhecidas mundialmente. A erva tem sido usada há séculos em toda a Europa, Ásia e América para tratar várias doenças. Por isso, hoje, te mostraremos o porquê de tantas alegações benéficas serem remetidas para essa bebida.

Afinal, tomar esse chá é uma boa maneira de dar um “up” no sistema imunológico. Sem contar que é delicioso! O alecrim oferta um sabor delicioso de pinho, bem como uma fragrância aromática que é rejuvenescedora e revigorante. Descubra mais acerca dos seus benefícios, assim como dos efeitos colaterais e formas adequadas de preparação.

Uma visão ampla sobre o chá

Descubra por que o chá de alecrim é a bebida mais saudável que você vai experimentar
Descubra por que o chá de alecrim é a bebida mais saudável que você vai experimentar – IStock

Esse chá é preparado a partir das folhas do alecrim, também conhecido por seu nome Rosmarinus officinalis. Essa erva vem da região mediterrânea, uma vez que é classificada como arbusto perene, pertencente à família das hortelãs.

O chá de alecrim é rico em ferro, vitaminas e cálcio, além da erva ser comumente utilizada nos pratos culinários e no preparo dos óleos essenciais. Antigamente, a bebida era usada para tratar tudo, desde doenças digestivas até queda de cabelo. Hoje, pesquisas demonstram que a infusão pode ser benéfica quando combinada com um estilo de vida e dieta saudáveis.

Pode tomar chá de alecrim todos os dias?

O chá pode ser feito e tomado todos os dias, de 3 a 4 vezes. Entretanto, como tudo na vida, em excesso pode fazer mal para algumas pessoas mais sensíveis. Assim, antes de consumir qualquer infusão, procure um médico e relate seus problemas.

Como se faz o chá de alecrim?

Não há uma via de regra para preparar a infusão, mas os ingredientes e quantidades que o Diário SP relacionará abaixo podem servir de referência. Veja só!

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá das folhas do alecrim (secas ou frescas);
  • 600 ml de água;
  • Adoçante, opcional.

Modo de preparar:

Leve a água para ferver em fogo moderado. Assim que levantar fervura, adicione o alecrim, desligando o fogo e deixando infundir por 5 minutos. Coe, bem como adoce, se desejar.

Quais são os efeitos colaterais do alecrim?

Algumas recomendações são feitas em se tratando do consumo diário dessa bebida, tais como:

  • Alergias – Evite esse chá se você for alérgico à erva ou a qualquer planta pertencente à sua família. Pessoas alérgicas a salicilato, ou aspirina, também podem ter problemas com o consumo;
  • Grávidas – Consulte um especialista antes de consumir o chá, caso esteja grávida ou se for lactante. Os compostos podem induzir os períodos menstruais, bem como aumentar os riscos de aborto espontâneo e complicações;
  • Riscos de convulsões – As folhas do alecrim têm propriedades antinociceptivas e anti-inflamatórias, que pioram certas condições, o que inclui a epilepsia.

Para que serve o chá de maçã com alecrim?

Tomar chá de alecrim com maçã pode contribuir com a melhora dos processos digestivos que mantêm o intestino saudável e feliz. Ambos os ingredientes possuem propriedades antiespasmódicas, capazes de reduzir inchaços e gases. Além disso, a bebida também contribui para com o suporte das boas bactérias intestinais, bem como com a melhora na absorção dos nutrientes.

Prepare um pouco do chá de alecrim usando folhas frescas ou a erva seca. Independente da sua escolha, certamente você colherá muitos efeitos positivos e também terá o sabor maravilhoso da bebida.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo