Dinheiro

Selic estável em 13,75%: entenda como o BC chegou nesta decisão

Belo Horizonte, 06 de novembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – A Selic se manteve estável em 13,75% ao ano pela decisão do Banco Central do Brasil (Copom), que o mercado acabou antecipando.

Nessas situações, em que o mercado já aguarda uma decisão, o mais interessante da reunião será a comunicação que o Banco Central emite imediatamente após a decisão, com detalhes sobre os próximos passos. Para saber os detalhes acompanhe esta matéria produzida pelo nosso Blog.

Comunicado do Banco Central sobre a Selic.

No comunicado, que estava praticamente idêntico ao anterior, um parágrafo chama a atenção:

“O ambiente externo mantém-se adverso e volátil, com revisões negativas para o crescimento global e aumento da volatilidade nos ativos financeiros. O ambiente inflacionário segue pressionado, enquanto o processo de normalização da política monetária nos países avançados prossegue na direção de taxas restritivas, tornando as condições financeiras mais apertadas. O Comitê notou também a maior sensibilidade dos mercados a fundamentos fiscais, inclusive em países avançados. O Comitê avalia que ambos os desenvolvimentos inspiram maior atenção para países emergentes”.

Quem ainda não sabe, ele estava se referindo à recente crise que aconteceu na Grã-Bretanha. onde houve a posse de um novo governo liderado pela primeira-ministra Liz Truss, que imediatamente anunciou um pacote de incentivos financeiros para reiniciar a atividade na Inglaterra.

O mercado ficou tão preocupado com a taxa de aumento dos gastos que tentou elevar o prêmio de risco das atividades. As taxas de juros aumentaram significativamente em 50 pontos por dia e só voltaram aos níveis anteriores após a intervenção do British Bank of Commerce no mercado de títulos.

Renúncia da primeira-ministra Liz Truss

No entanto, após apenas 45 dias no cargo, juntamente com a intensa pressão do mercado e os efeitos negativos do pacote de estímulo, a primeira-ministra foi forçada a renunciar. Sendo assim, o novo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, assumiu o cargo depois de prometer manter a responsabilidade econômica.

Porém, isso demonstra que não há espaço para crescimento da dívida em um período de alta inflação e queda das taxas de juros. Você pode financiar incentivos financeiros com uma taxa de juros de 0%. Outra coisa bem diferente é que você tem que pagar 5% ou 10% por cada estímulo.

Quanto mais cara a dívida se torna, mais o mercado questiona sobre a real capacidade do país de se financiar. E o mais surpreendente disso tudo é que o mercado questionou a solvência de uma das nações que é considerada a mais desenvolvida do planeta. Por fim, fica bem claro pelo declínio do mercado que os países não têm mais espaço para estímulos fiscais. Eles precisariam encontrar outra maneira de resolver seus problemas relacionados à atividade.

No Brasil Selic segue a mesma taxa

Apesar do aviso no início do texto, não houve mudanças significativas na comunicação como um todo. As demais frases sugeriam que a Selic deveria se manter estável em 13,75% ao ano por um período “suficientemente prolongado”.

Além disso, o parágrafo seguinte afirmava que se isso não fosse necessário para trazer a inflação para a meta, eles não hesitariam em continuar elevando os juros. Apesar do discurso repetido e árduo, o fato é que o Banco Central achou bem mais simples tomar essa decisão de manutenção.

A inflação registrou dois meses consecutivos de queda, e os núcleos já mostram desaceleração em relação às altas taxas trimestrais. Ademais, o próprio mercado está reduzindo as projeções do IPCA para este ano e para o próximo, dando mais confiança ao BC para manter o plano de voo.

Como o mercado está se comportando com a manutenção da Selic em 13,75%?

Nada deve mudar para o mercado de renda fixa, pois a decisão foi antecipada nos preços de mercado. Todos os investidores estão muito mais interessados ​​nos resultados das eleições brasileira do que foi expressamente declarado no Copom. Entre os turnos, vários diretores de jogos encenaram um cenário de vitória de Bolsonaro, acreditando que seria possível cancelar as apostas antes da eleição.

No entanto, a prisão de Roberto Jefferson e a potencial mancha do “ momentum” de Bolsonaro fizeram com que muitos deles zerassem prematuramente suas posições, o que levou a uma reversão positiva no mercado de ações e títulos. Para confirmação dos dados acima mencionados você pode visitar a matéria produzida pela equipe de jornalismo do jornal o Globo no dia 21 de setembro, clicando aqui

Selic estável em 13,75%: entenda como o BC chegou nesta decisão
Selic estável em 13,75%: entenda como o BC chegou nesta decisão – Globo

Por fim, o cenário político e econômico mexem muito com as taxas de juros futuras, principalmente a Selic. Portanto, ficar atento a estes movimentos é fundamental para entender como funciona a cabeça dos diretores do banco central. Por ora, se você gostou deste conteúdo produzido pelo site Diário Superpix, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo