Entretenimento

Como é feito o chocolate? Veja aqui e se surpreenda com o processo

Produto é um dos mais saborosos que existe

O chocolate é, atualmente, o doce mais popular do mundo inteiro. E não precisa nem de pesquisa para constatar algo óbvio, já que essa guloseima é das mais saborosas que existem.

Na prática, existem dois principais tipos de chocolate: o ao leite e o amargo. Mas, também existe o chocolate branco, que é ainda mais adocicado que os demais e tão saboroso quanto. Veja o vídeo:

Como é feito o chocolate? Veja aqui e se surpreenda com o processo
Como é feito o chocolate? Veja aqui e se surpreenda com o processo

Então, neste post, vamos falar um pouco sobre como é feito o chocolate. Afinal de contas, para quem é fã desta delícia, vale a pena ver como ele é feito.

Etapas de produção do chocolate

Primeiramente, vamos mostrar todas as etapas de produção, até se tornar esse chocolate saboroso que conhecemos. E, neste caso, vale citar o processo de colheita do cacau, uma fruta que surge, principalmente, em países principalmente de clima tropical, como na América do Sul, África e Ásia, que são grandes produtores.

Por exemplo, cada árvore produz de 20 a 30 frutos por ano e rende, no período, 450 gramas de chocolate. Normalmente, cada fruto tem de 30 a 50 sementes.

Em seguida, os agricultores usam facões para tirar a amêndoa do cacau. Neste caso, se trata de um material revestido com uma poupa branca, e que é muito amarga.

Então, esse material depois fica empilhado e, na sequência, vai para uma estação de processamento, onde lá ganha o sabor. Com isso, ainda tem que fermentar por seis dias ao ar livre, que é a hora em que vai diminuir o amargor.

Além disso, esse procedimento transforma as bactérias em açúcar, que é a hora em que o sabor do chocolate surge. E isso garante o sabor.

O DiarioSP, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia de artistas e famosos nas redes sociais, além de temas que geram curiosidade.

Amêndoas precisam secar para evitar mofo

Agora, o próximo procedimento é a secagem das amêndoas. Com isso, vai evitar o mofo do material e preservar para o estágio seguinte. Aliás, no momento, países como Malásia e Indonésia, além de alguns países da África, distribuem mais de 65 mil toneladas de chocolate todos os anos.

Ali, tudo vai para um saco, empilhado e mandado para máquinas de limpeza. Isso porque há a necessidade de se filtrar os detritos.

Mais tarde, se vai colocar o grão em uma máquina giratória e descascar o cacau, para torrar e realçar o sabor. Também vai lembrar que mais de 50% é gordura, a chamada manteiga de cacau.

Em seguida, é necessário colocar leite em pó, no caso do chocolate ao leite. Mas, ainda tem o processo de moagem, colocar ingredientes e deixar com mais textura.

Na fábrica, entre outras coisas, é necessário colocar gotas de chocolates macias em um túnel de resfriamento, onde movem por cinco minutos. Assim, passam por zonas de temperatura de 0 a 15 graus para ficarem frias e endurecidas.

Depois, é moldada e a esteira o leva para sala refrigerada por duas horas. Depois, os tabletes saem do molde mais facilmente. A fábrica os resfria e aquece de novo antes de embalar, a temperagem.

Por fim, isso faz com que o chocolate tenha uma aparência apetitosa, produzindo milhões de tabletes. E eles são levados por diferentes meios para supermercados do mundo

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo