Alerta

Encceja: saiba quem tem direito a fazer essa prova

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma prova que visa certificar jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. É uma oportunidade para quem deseja obter um certificado de ensino fundamental ou médio e assim melhorar sua posição no mercado de trabalho. Neste texto, vamos apresentar um guia completo de como fazer o Encceja.

Como fazer o Encceja

Quem pode fazer o Encceja?

Antes de começar a estudar para o Encceja, é importante saber se você se enquadra nos requisitos para fazer a prova. Podem fazer o Encceja aqueles que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Para o ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completos na data da prova. Já para o ensino médio, é preciso ter 18 anos completos na data do exame.

Como se inscrever no Encceja?

As inscrições para o Encceja geralmente são realizadas no segundo semestre do ano e devem ser feitas pelo site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No momento da inscrição, o candidato deve escolher em qual nível deseja ser avaliado (fundamental ou médio) e selecionar a cidade onde deseja realizar a prova.

Como estudar para o Encceja?

É importante começar os estudos com antecedência para se preparar para a prova. Alguns conteúdos que caem no Encceja incluem Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais, Artes e Educação Física. É recomendável estudar com apostilas e materiais de estudo específicos para o Encceja, além de fazer simulados para testar o conhecimento.

Como é a prova do Encceja?

A prova do Encceja é dividida em duas partes. Na parte da manhã, os candidatos fazem a prova de Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias. Na parte da tarde, é a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas.

Como obter o certificado do Encceja?

Para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, é preciso atingir a pontuação mínima exigida em cada uma das áreas do conhecimento avaliadas na prova, além de obter uma nota mínima na redação.

Não deixe de fazer o Encceja se você precisa do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Estude com dedicação e confiança para obter um bom resultado na prova. Para mais informações, acesse o site do Inep e confira todos os detalhes sobre o Encceja. E se você quiser se preparar ainda mais, confira mais notícias no site do Diáriosp.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo