Alerta

Lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e mais: Polícia Civil e Gaeco realizam ação contra organização criminosa em Mato Grosso

Polícia Civil e o Gaeco realizaram a Operação Cognato, com o objetivo de combater uma organização criminosa que atua na região de fronteira

Nova Mutum-MT, terça-feira, 02 de maio de 2023, por Dieverson Zanin – Na manhã de terça-feira, 2 de maio, a Polícia Civil e o Gaeco realizaram a Operação Cognato, com o objetivo de combater uma organização criminosa que atua na região de fronteira. O Núcleo de Inquérito Policiais expediu 99 ordens judiciais para o cumprimento da operação, que visa desarticular um esquema criminoso voltado para lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, roubos e furtos.

As investigações que levaram à Operação Cognato iniciaram em 2021, e a ação concentrou-se em uma organização criminosa que opera na região de fronteira, com ramificações em várias outras cidades do estado de Mato Grosso. A ação visa neutralizar o grupo e impedir que eles continuem a praticar crimes.

Polícia - Foto: CANVA
Polícia – Foto: CANVA

Principais alvos da operação

Os líderes da organização criminosa foram os principais alvos dos mandados emitidos na Operação Cognato. Um dos líderes é responsável pelo tráfico de drogas em Cáceres, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos e Nova Lacerda, enquanto o outro comanda a ação dos demais integrantes de dentro de uma penitenciária. A Polícia Civil e o Gaeco têm como objetivo neutralizar essas lideranças e desmantelar a organização criminosa.

A Operação Cognato foi realizada pela Delegacia Especial de Fronteira em conjunto com o Gaeco Regional Cáceres. A operação cumpriu 38 mandados de prisão preventiva, 43 mandados de busca e apreensão e 18 bloqueios de bens e valores em diferentes cidades, incluindo Cáceres, Rio Branco, Salto do Céu, Várzea Grande, Cuiabá, Tangará da Serra, Sinop, Lucas do Rio Verde, Porto dos Gaúchos, Nova Maringá e Água Boa.

A ação contou com o apoio de várias equipes, incluindo as delegacias das Regionais da Polícia Civil de Pontes e Lacerda, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Mutum, Juína, Várzea Grande, Cuiabá e Sinop, além de equipes do Gaeco, Polícia Militar e Canil Integrado de Fronteira. O objetivo é utilizar o maior número possível de recursos para desmantelar a organização criminosa e evitar que eles continuem a operar na região de fronteira.

O nome da operação, Cognato, refere-se à origem da investigação, que resultou da junção de elementos de provas produzidos pela Defron e pelo Gaeco sobre a mesma organização criminosa. Com a ação, a Polícia Civil e o Gaeco esperam neutralizar a organização criminosa e evitar que continuem a operar na região de fronteira. A ação é mais uma medida para garantir a segurança da população e combater o crime em Mato Grosso. Confira mais notícias em nosso site.

Dieverson Zanin

Criador de Web Conteúdo para o grupo DiárioPrime. E-mail para contato: [email protected]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo