Agro

Transforme sua videira em um jardim de delícias com essas dicas de cuidados

Saiba como cuidar direitinho do seu pé de uva

Belo Horizonte, 07 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O cultivo de uvas não se restringe à produção de bebidas. É possível ter uma videira na sua casa, a fim de aproveitar os frutos para consumo in natura. Sem agrotóxicos, sem químicas, as frutas plantadas em casa oferecem uma gama maior de benefícios.

Independentemente da finalidade dos frutos, ter a videira no seu quintal não requer grandes cuidados, mas é preciso prestar atenção em alguns pontos. A boa notícia é que o “pé de uva” se adapta bem a vários tipos de solo, proporcionando resultados surpreendentes.

Como cuidar da videira?

Transforme sua videira em um jardim de delícias com essas dicas de cuidados
Transforme sua videira em um jardim de delícias com essas dicas de cuidados – Adobe Stock

Cuidar de uma videira envolve uma série de práticas importantes para garantir o seu crescimento saudável e produção de frutos saborosos. Aqui estão algumas dicas gerais que o Diário SP preparou:

  • Escolha um local adequado – As videiras precisam de muito sol e solo bem drenado para crescerem saudáveis. Opte por onde incide luz solar direta por, no mínimo, 6 horas diárias;
  • Plante a videira corretamente – Plante a videira no início da primavera ou no final do outono, evitando períodos de clima extremo. Certifique-se de que a planta esteja bem regada antes de colocá-la na terra e plante-a de forma que o nível do solo cubra a parte superior das raízes;
  • Forneça suporte – Ela precisa de um suporte adequado para crescer. Use estacas, treliças ou outras estruturas para sustentar, principalmente durante os períodos de crescimento rápido;
  • Pode regularmente – Podar a videira é essencial para garantir que ela cresça saudável e produza frutos de alta qualidade. Remova os galhos mortos ou doentes, e corte os ramos que crescem em direções indesejadas ou que estão sobrecarregando;
  • Proteja o pé de adoecer – As videiras acabam adoecendo facilmente devido às pragas de diversos tipos. Fique atento aos sinais de infestação e use produtos, principalmente naturais, para controlar o problema, se necessário.

Quantas vezes molhar o pé de uva?

A frequência de irrigação varia dependendo de vários fatores, como:

  • Umidade do solo;
  • Temperatura ambiente;
  • Estação do ano;
  • Estágio de crescimento da planta.

A umidade do solo deve ser moderada, em nenhuma hipótese, deixando-o encharcado. Esse processo não deixa que as raízes apodreçam.

Durante o período de crescimento ativo, que geralmente é na primavera e no verão, a rega deve ser feita com mais frequência, especialmente durante os períodos de clima quente e seco. Dessa forma, a recomendação é irrigar de duas a três vezes por semana, dependendo das condições climáticas locais.

Nos períodos de clima mais frio e úmido, como no outono e inverno, a videira precisará de menos irrigação. Assim, recomenda-se a rega apenas uma vez por semana ou a cada 10 dias.

Qual é o melhor adubo para a videira?

Existem várias opções de adubos caseiros que podem ser usados para o seu pé de uva, que são econômicos e também mais sustentáveis:

  • Composto orgânico – Esse é um adubo bastante popular. Ele é feito a partir de material orgânico, como folhas, grama cortada, restos de frutas e legumes, e outros resíduos vegetais. O composto fornece nutrientes essenciais para várias espécies de plantas, ajudando também a melhorar a qualidade do solo;
  • Chá de compostagem – O chá é um líquido rico em nutrientes que é produzido a partir do composto orgânico. É uma opção fácil de fazer em casa, sendo usado para regar as plantas. Para fazer o chá de compostagem, basta colocar uma quantidade de composto orgânico em um balde com água e deixar descansar por alguns dias até que os nutrientes sejam liberados na água;
  • Chá de casca de banana – A casca de banana é rica em potássio, um nutriente essencial para a videira. Para fazer o chá, é só colocar as cascas em água e deixar descansar por alguns dias. Em seguida, basta regar;
  • Adubo de cinzas – As cinzas de madeira são ricas em potássio e outros nutrientes essenciais para plantas. Reúna uma boa quantidade de cinzas e misture com água. Assim, aplique diretamente no solo ao redor da base da videira.

Seguindo essas práticas básicas de cuidado, você pode ajudar sua pequena plantação de uva a crescer forte e saudável. Assim, a videira produzirá frutos saborosos e nutritivos.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo