29/07/2014 18:37

Chuva de meteoros será visível durante a madrugada

O fenômeno poderá ser assistido em todo o Brasil e só é preciso um céu limpo e um pouco de paciência


O ideal é procurar um lugar escuro, com horizonte livre e observar / Divulgação


Por: Diário SP Online

Se o céu permitir, devem acontecer durante a madrugada de terça (29) para quarta-feira (30) duas chuvas de meteoros simultâneas. O fenômeno, que não oferece risco ao planeta e acontece anualmente, poderá ser visto em todo o Brasil e exige apenas céu aberto e paciência, sem nenhum outro equipamento adicional.

São consideradas distintas por existir duas fontes diferentes de poeira cósmica que entram na atmosfera da Terra, produzindo as famosas "estrelas cadentes". A alfa-capricornidas e delta-aquáridas do sul são de onde vem essa poeira, elas atingem seu pico, no dia 29 de julho, e são muito difíceis de diferenciar uma da outra.

Os pontos no céu de onde vêm estes meteoros, são muito próximos, localizados respectivamente nas constelações vizinhas de Capricórnio e Aquário.

Observar/ De acordo com astrônomos, para ver uma chuva de meteoros é preciso apenas olhar para o céu e esperar acontecer. O ideal é procurar um lugar escuro, longe da poluição luminosa das grandes cidades, com o horizonte livre e observar.


Compartilhe: