Entretenimento

Filó volta para a natureza e comove web; vaquinha ajuda Agenor Tupinambá a pagar multa

São José dos Campos-SP, sábado, 29 de abril de 2023, por Marcos Eduardo Carvalho – O fazendeiro e influenciador digital Agenor Tupinambá, do Amazonas, viralizou nas redes sociais nestes últimos dias. Tudo por conta de sua capivara de estimação, a Filó, a qual teve que entregar ao IBAMA (Instituto Brasileiro de Apoio ao Meio Ambiente), sob acusação de maus tratos.

Urgente: Filo capivara: Justiça manda devolver capivara Filo para Agenor

Isso porque a capivara Filó vivia fora de seu habitat natural, onde Agenor Tupinambá sempre fez sucesso com esse animal silvestre. No entanto, o Ibama o notificou e ele teve que entregar sua amiga, que foi levada de avião de Autazes, onde vivia com o tutor, até a capital Manaus, uma distância de 113 quilômetros.

Multa para Agenor Tupinambá por conta de Filó

Filó volta para a natureza e comove web; vaquinha ajuda Agenor Tupinambá a pagar multa. Foto: Redes sociais
Filó volta para a natureza e comove web; vaquinha ajuda Agenor Tupinambá a pagar multa. Foto: Redes sociais

Entretanto, o fazendeiro, que vinha fazendo amplo sucesso com seus vídeos, teve que devolver a Filó para o Ibama e, mais que isso, terá que pagar uma multa de R$ 17 mil ao órgão.

No entanto, Agenor Tupinambá abriu uma vaquinha virtual na internet e, até a manhã deste sábado (29), já tinha arrecada mais de R$ 72 mil. E o DiárioSP vem acompanhando esses casos que repercutem nas redes.

Agora, também pelas redes sociais, ele promete que, dinheiro excedente, vai utilizar para entidades de defesa do animal. Além disso, promete também prestar contas aos apoiadores sobre tudo o que gastar com esse dinheiro.

Contudo, Agenor Tupinambá ainda não conseguiu resolver um problema: a saudade de Filó. Afinal de contas, vai perder o contato com o seu animal de estimação, que tanto fez sucesso na Web.

Mas, ele também se defende e diz que jamais ganhou dinheiro com os vídeos sobre Filó e até reconhece que é ilegal ter um animal silvestre em casa. Entretanto, garante também que nunca teve a intenção de fazer algum tipo de maldade e que jamais agiu de má-fé.

@adeiltonsilva265

o Ibama quer que devolva a capivara para o Mato

♬ som original – 𝙉𝙀𝙈 𝘿𝙞𝙫𝙪𝙡𝙜𝙖𝙘𝙤𝙚𝙨

Temor pelo animal

Inclusive, tem muita gente preocupada com Filó nas redes sociais. Isso porque uma capivara, quando vai para um bando, nem sempre é aceita de forma adequada, pois, os outros animais só costumam aceitar quando se trata de filhotes.

Contudo, a decisão já foi tomada e Agenor Tupinambá já teve que devolver Filó para o Ibama. Enquanto isso, ao menos já conseguiu o dinheiro suficiente para pagar a multa ao órgão responsável.

Por enquanto, ele não tem a perspectiva e a esperança de reverter a situação. Assim, vai restar para ele a saudade e o carinho que ficou por Filó. “Seu verdadeiro habitat natural é o meu coração”, disse Tupinambá através de seus canais nas redes sociais.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo