Direitos

Saque duplo do PIS/PASEP? Quais são as regras, como consultar e como pedir

São José dos Campos-SP, 14 de setembro de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O governo federal já liberou o saque duplo do PIS/PASEP este ano. Assim, que tem esse direito, pode consultar através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.

Além disso, através desse mesmo aplicativo, é possível conferir se o trabalhador realmente tem o direito a receber o PIS/PASEP duplo. Assim, vai depender de que eles se enquadrem nas regras impostas pelo governo.

Agora, o trabalhador pode sacar esse valor até o dia 29 de novembro deste ano. Caso contrário, vai ter que esperar outra ‘janela’ para ter acesso ao dinheiro, o Diariosp vai falar um pouco mais sobre o assunto.

Quem tem direito ao saque duplo do PIS/PASEP?

Enquanto isso, muitos ficam em dúvida sobre o direito que terão para receber ou não esses valores. No entanto, segundo as regras do governo federal, pode sacar quem não recebeu o PIS/PASEP em 2020 e o abono em 2019.

No entanto, esse valor só vale para quem é trabalhador em carteira assinada e tem uma renda mensal de até dois salários mínimos. Caso contrário, não terá direito a esse abono.

Inclusive, uma reportagem do portal de notícias G1, publicada no dia 25 de agosto de 2022 e assinada pela equipe de reportagem, ressalta que mais de 10 milhões de pessoas têm direito a receber esse dinheiro e são mais de 24 bilhões para eles.

Saque duplo do PIS/PASEP? Quais são as regras, como consultar e como pedir
Saque duplo do PIS/PASEP? Quais são as regras, como consultar e como pedir

Porém, quanto ao saque duplo, mais de 430 mil trabalhadores ainda têm direito a pegar esse dinheiro. Com isso, deverão ir atrás desses valores, que variam entre R$ 101 a até R$ 1.212, o valor atual do salário mínimo.

Como fazer para sacar

Caso ainda não tenha cadastro no aplicativo, tem que baixar o programa e preencher os dados. Assim, poderá seguir o passo a passo e conseguir transferir os valores. Para quem tem já tem conta nos bancos da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, o procedimento é mais fácil, pois, pode transferir o valor para a conta.

Caso contrário, poderá sacar no banco ou na casa lotérica, sempre usando o cartão cidadão. Assim, poderá ter em mãos esse dinheiro que vai fazer a diferença nesta reta final de ano, graças ao PIS/PASEP.

Qual a diferença entre PIS e PASEP?

Na prática, o PIS e o PASEP possuem a mesma função de abonar o trabalhador que ganha até um determinado valor mensal de salário. No entanto, o PIS é voltado para o trabalhador da iniciativa privada. Assim, ele recebe e saca o dinheiro pela Caixa Econômica.

Por sua vez, o PASEP é voltado para os trabalhadores de órgãos públicos, mas que ganham a mesma faixa salarial da iniciativa privada. Neste caso, o saque é feito através do Banco do Brasil.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo