Dinheiro

Conheça aqui as 5 melhores pagadoras de dividendos de 2022

Belo Horizonte, 5 de setembro de 2022, por Saulo Teixeira Rosa – Uma forma de obter renda passiva no mercado financeiro é por meio do investimento em títulos e valores mobiliários. Isso se deve ao fato de que eles dão aos investidores a chance de ganhar dividendos ao longo do tempo. Essa estratégia pode ajudá-lo a acumular dinheiro e colocá-lo para trabalhar para você.

Portanto, se seu objetivo é viver da renda de seus investimentos depois de ter sucesso, por exemplo, você pode estar interessado em conhecer as maiores empresas que pagam dividendos no mercado de ações. O tema foi de seu interesse? Então, continue lendo este conteúdo preparado pelo site Diário Superpix com as 5 melhores pagadoras de dividendos de 2022. Confira!

Ações de dividendos: o que é?

Primeiramente, antes de saber quais empresas pagam mais dividendos, é aconselhável se familiarizar com o conceito de títulos. Haja vista, você precisará comprar esses papéis para começar a receber os lucros.

Uma empresa pode captar dinheiro no mercado para administrar sua expansão por meio da abertura de capital no mercado. Sendo assim, a empresa lança títulos no mercado por meio de um procedimento conhecido como IPO (oferta pública inicial), que fica disponível para compra por qualquer pessoa interessada.

Esses papéis também recebem o nome de ações. Todavia, uma ação é a menor fração negociável do Patrimônio líquido de uma organização em termos financeiros. Portanto, a pessoa que o compra se torna um investidor e começa a dividir os lucros e os riscos do negócio.

Como acontece o recebimento dos dividendos?

Depois de aprender o conceito de ações e dividendos, você pode querer saber mais sobre como funciona sua distribuição. Pelo menos uma vez por ano, os pagamentos de dividendos são feitos em dinheiro.

No entanto, o procedimento começa com a determinação da distribuição do percentual de lucro líquido. Algumas empresas querem encurtar o período de distribuição para atrair mais investidores.

Mas é importante lembrar que uma organização deve gerar lucros para distribuir dividendos; caso contrário, não haveria dinheiro para fazê-lo.

Assim, você deve ficar atento aos anúncios de resultados das empresas em que investe. Todos os participantes do mercado têm acesso a essas informações, que é como um investidor saberá se a empresa pagará dividendos no período especificado.

Contudo, hoje não há como evitar falar em dividend yield quando o assunto são os maiores pagadores de dividendos da bolsa. Refere-se a um indicador de análise fundamentalista que demonstra o desempenho da empresa com base nos dividendos pagos aos seus acionistas.

Quais são as 5 melhores pagadoras de dividendos mensal, trimestral e anual?

Você já adquiriu uma quantidade substancial de informações sobre dividendos ao chegar a este ponto. Mas ainda é preciso saber quais empresas pagam estes dividendos com maior frequência. Primeiramente, antes de conhecê-las, é importante ter em mente que os resultados em uma renda variável não podem ser previstos.

E o mesmo ocorre em virtude dos dividendos. No final das contas, só porque uma empresa tem um histórico sólido de pagamento de dividendos não garante que continuará a fazê-lo. Portanto, ele precisa de lucros constantes para efetuar os pagamentos, por isso agora as 5 melhores:

Conheça aqui as 5 melhores pagadoras de dividendos de 2022 - Reprodução Pixabay
Conheça aqui as 5 melhores pagadoras de dividendos de 2022 – Reprodução Pixabay

Vale

A maior produtora de minério de ferro do mundo é considerada A Vale. Ela foi criada em 1943. Em 1996, a empresa foi privatizada, e hoje é uma das maiores empresas listadas na bolsa de valores brasileira.

Petrobrás

A Petrobras trabalha na exploração, produção e refino de petróleo. Ela nasceu no governo Vargas e deteve o monopólio da extração de petróleo no Brasil até o fim de 1996. Foi listada como a 70ª maior empresa pública do mundo em 2020.

Banco do Brasil

O primeiro banco do país a surgir foi o Banco do Brasil. Foi fundada no século 18, e cerca de metade de suas atividades são de propriedade do governo brasileiro. Além disso, é o maior banco comercial da América Latina, com escritórios espalhados por várias cidades.

Itaú Unibanco

Sabe-se hoje que a maior instituição financeira do Brasil é o Itaú Unibanco. Ele foi fundado em 2008 após a fusão do Banco Itaú e do Unibanco, tornando-se o maior conglomerado financeiro do Hemisfério Sul. Ele também é um dos 20 maiores bancos do mundo por capitalização de mercado.

Engie Elétrica

A Engie Brasil é uma empresa que produz energia elétrica. Fundada em 1899, possui mais de 30 escritórios espalhados pelo país. Como a empresa já concluiu os principais investimentos para sua expansão, consegue distribuir dividendos com mais frequência.

Por fim, investir no mercado acionário buscando receber dividendos é a melhor estratégia. Portanto, estudar e conhecer as melhores pagadoras do mercado é crucial para alocar recursos na empresa certa. Por ora, se você gostou deste conteúdo, deixe seu comentário para que possamos nos interagir. Em suma, é isso! Até a próxima!

Saulo Teixeira

Contador pela PUC-MG e Especialista em Finanças Corporativas e Controladoria pela UFMG, escreve sobre o mundo dos investimentos e mercado de capitais desde 2016, mineiro de Belo Horizonte, é estudante ativo de marketing digital e motivado por produzir conteúdo em sites, blogs e redes sociais que agregue valor na vida das pessoas. Já escreveu sobre temas de Finanças para as colunas do site Tecnonotícias, Folha Go, Humor do Mercado e Valor Diário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo