Notícias

Mais de 90% dos paulistas aprovam uso de câmeras pelos PMs; diz Datafolha

São José dos Campos, 07 de julho de 2022, por Marcos Eduardo Carvalho – O Datafolha divulgou pesquisa nesta quinta-feira (07), onde mostra que 91% da população paulista apoia o uso de câmeras pelos policiais militares durante as ações. Assim, outros 7% se dizem contrários e outros 2% não sabem ou não responderam, segundo os dados do instituto.

E o Datafolha realizou o levantamento entre 28 até 30 de junho, com pessoas acima de 16 anos. No total, a pesquisa ouviu 1.806 pessoas em 61 cidades espalhadas pelo estado. A margem de erros é de 3%, tanto para mais quanto para menos.

Segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) o número de mortes em decorrência de ação policial caiu 46% no estado. Isso aconteceu entre junho e setembro do ano passado, em relação ao mesmo período do ano anterior.

Aliás, o serviço é feito desde junho do ano passado. Assim, os policiais militares em ação precisam usar a câmera embutida no uniforme. O Diário Sp lembra que o objetivo é garantir a segurança tanto do policial quanto de quem é abortado nas ações.

Atualmente, o sistema é amplamente defendido pelo governo do estado de São Paulo, com poucos índices de rejeição ao uso. Tanto é que, até o final do ano, o governo paulista promete distribuir mais 10 mil câmeras aos policiais militares para ampliar o atendimento nas ruas.

Datafolha comprova que outros estados também aprovam

No entanto, o equipamento tem aprovação de mais de 90% dos entrevistados também em outros estados. São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a adotar o equipamento para os policiais.

Agora, desde o final de maio, o Rio de Janeiro também implantou o equipamento para o uso dos profissionais de segurança pública. Por lá, segundo o DataFolha, a aprovação ao uso do equipamento atinge 92% da população. Enquanto isso, outros 6% são contrários, enquanto outros 2% não sabem ou não responderam ao levantamento.

No entanto, como o serviço ainda está começando, menos de 10% do efetivo policial do estado já tem a câmera nos uniformes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio, 3.779 unidades do equipamento já foram instaladas.

Mais de 90% dos paulistas aprova uso de câmera pela PM, diz Datafolha. Foto: Canva
Mais de 90% dos paulistas aprova uso de câmera pela PM, diz Datafolha. Foto: Canva

 

No Rio, o Datafolha ouviu 1.218 moradores do dia 29 de junho até o último 1º de julho, em 32 cidades fluminenses.

Em Minas

Por fim, em Minas Gerais, onde o Datafolha também consultou moradores, o estado ainda não começou a instalar a câmera no uniforme dos policiais para usar no dia a dia. Entretanto, o governo deve iniciar até o final do ano.

Quanto à aprovação, também 92% dos mineiros aprovam e outros 7% são contra. Outros 1% não sabem ou não responderam ao levantamento. Assim, a pesquisa ouviu 1.204 moradores em 52 cidades. A abordagem aos entrevistados aconteceu também do dia 29 de junho até o último 1º de julho. Outros estados brasileiros ainda não sinalizaram se vão utilizar as câmeras pelos policiais.

Marcos Eduardo

Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo