Agro

Um toque de sabor duradouro: Descubra como secar o tomilho e usá-lo em diversas criações culinárias

Veja como a erva pode incrementar seus pratos

Belo Horizonte, 11 de maio de 2023, por Andréia Eliza de Souza – O tomilho é um pequeno arbusto que cresce naturalmente em regiões de clima quente, sendo também muito fácil de cultivar em vaso ou em qualquer jardim. As folhas aromáticas que saem dos seus ramos finos são muito apreciadas na gastronomia. Elas servem para aromatizar uma infinidade de pratos da dieta mediterrânica. Então, aí vem a pergunta: como secar o tomilho?

A erva é rica em nutrientes, como cálcio e fósforo e possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Dessa forma, é utilizada como erva medicinal para fins terapêuticos. Pode ser usada fresca e também seca, com diferentes métodos que permitem mantê-lo à mão como o condimento perfeito. Então, aprenda conosco como secar o tomilho para que possa aproveitar ao máximo esta dádiva da natureza.

Maneiras de ter como secar o tomilho

Se você quer investir no tomilho seco, o Diário SP mostrará alguns truques para que a erva seque mais rápido.

Tomilho seco ao ar

É a forma mais natural de secar o tomilho, embora requeira algum tempo e exija alguns cuidados. Assim, evita-se que, ao invés de secar, os ramos acabem por se estragar ou apodrecer.

As chaves para deixar o tomilho secar como está, ou seja, intervir o mínimo possível no processo são:

  • Corte apenas os galhos que não possuem floração e rente ao tronco, assim como faria na poda. Se os galhos forem muito grandes e você quiser apenas uma parte, corte sempre acima de um nódulo ou gema, favorecendo o crescimento posterior;
  • Lave bem os galhos na torneira para remover qualquer sujeira restante ou partículas de sujeira e, em seguida, agite-os suavemente para liberar o excesso de água;
  • Junte vários galhos em um buquê de no máximo 5 ou 6 e amarre-os com um fio ou barbante para facilitar a secagem. Não aperte demais para que o ar circule entre as folhas, evitando que escureçam ou acabem mofando;
  • Pendure-os com o caule para cima em local seco e bem ventilado, sempre tomando cuidado para que não recebam luz solar direta;
  • Deixe secar entre uma e duas semanas. Após esse período, você pode dividir os galhos ou separar diretamente as folhas e guardá-las convenientemente.

Secando tomilho no forno

O forno é o método intermediário entre a secagem natural e o micro-ondas. Por isso, é uma maneira muito segura e eficaz de secar o tomilho e, além disso, em um tempo relativamente curto.

  • Coloque o forno para aquecer em torno de 150º. Acima disso, vai cozinhar, e não secar a erva;
  • Lave, sacuda e coloque os ramos sobre papel vegetal no tabuleiro do forno. Faça isso em uma única camada, não uma sobre a outra;
  • Insira o tabuleiro na zona central quando o forno atingir a temperatura ideal;
  • Deixe secar entre 45 minutos e uma hora. Se notar que as folhas ainda estão verdes, você pode prolongar um pouco mais o tempo de secagem;
  • Por fim, retire o tabuleiro, deixe o tomilho arrefecer e pode partir os ramos ou separar as folhas.
Um toque de sabor duradouro: Descubra como secar o tomilho e usá-lo em diversas criações culinárias
Um toque de sabor duradouro: Descubra como secar o tomilho e usá-lo em diversas criações culinárias – Adobe Stock

Secando tomilho no micro-ondas

Se a receita que você está preparando pedir tomilho seco e você só tiver tomilho fresco, o micro-ondas pode resolver o problema com a rapidez que a situação exigir. O micro-ondas será eficaz na hora de atingir seu objetivo, mas, como inconveniente, você terá que ficar muito atento aos horários exatos, para evitar que as folhinhas de tomilho queimem no processo:

  • Coloque o tomilho sobre um papel absorvente e coloque-o em um recipiente adequado para micro-ondas;
  • Micro-ondas em potência média-alta por 15-20 segundos;
  • Pare e verifique como as folhas estão indo. Se ainda estiverem verdes, repita a operação.

Pode ser que tenha que fazer de novo mais uma vez, mas é melhor errar pelo defeito do que pelo excesso. Ou seja, mesmo que demore um pouco mais, é aconselhável secar o tomilho dois ou três períodos bem curtos no micro-ondas para garantir que a sua ação potente não acabe por estragá-lo.

Quer uma ideia para aproveitar o tomilho fresco? Então, coloque alguns ramos em azeite e ele, não só ficará conservado, como terá um óleo de tomilho delicioso e aromático.

Andreia Eliz

Andréia Eliza de Souza tem o curso técnico em enfermagem e cursa gestão hospitalar. Deixou a atuação ativa na área da saúde para se dedicar à redação de artigos publicitários e jornalísticos, usando um pouco de sua experiência nos assuntos que aborda. Amante de livros, artes e culinária, se dedica, não só ao universo político, feminino, notícias locais e culturais, como também à literatura em geral. Trabalhou por anos no auxílio da enfermagem em hospitais e clínicas médicas em diversas áreas especializadas, adquirindo sólida experiência. Buscando novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos, transformou um trabalho ativo em fonte de pesquisa para redigir muitas das matérias que hoje publica. Por conta do trabalho de redatora, acabou, aos poucos, com as árduas pesquisas de fontes, se dotando de múltiplas experiências e conhecimentos em finanças, mundo automobilístico, rural, do entretenimento, entre muitas outras coisas. Escreveu sobre frases motivacionais e tatuagens no Diário Prime. Escreveu notícias locais para o site TecnoNotícias. Escreveu sobre temas relacionados à saúde para o Revista Saúde e Bem Estar e para o SaúdeLab. Escreveu também para colunas Finanças, WebNews e Cidades do Folha Go. Além disso, faz revisões de matérias de diversos nichos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo